LICENCIATURA INTERCULTURAL INDÍGENA. ENTREVISTA COM O PRÓ-REITOR DO INSTITUTO FEDERAL DA BAHIA

Autores

  • Márcia Maria e Silva FACULDADE DE EDUCAÇÃO - UFF https://orcid.org/0000-0002-3838-8229
  • Francisco Vanderlei Ferreira da Costa
  • Jancarlos Menezes Lapa Instituto Federal da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.22409/revistaleph.vi37.51489

Palavras-chave:

formação de professores indígenas, pandemia, interculturalidade, Licenciatura Intercultural Indígena

Resumo

Jancarlos Menezes Lapa é pró-reitor de Ensino do Instituto Federal da Bahia (IFBA). Assumiu a pró-reitoria do Instituto Federal da Bahia em plena pandemia no ano de 2021. Entre as frentes de trabalho inerentes à sua função, tem se dedicado a conhecer as especificidades da Licenciatura Intercultural Indígena, a identificar as demandas das comunidades indígenas e os caminhos para ampliação da oferta de vagas. Nesta entrevista aos professores Francisco Vanderlei Ferreira da Costa e Márcia Maria e Silva, ele explica a estrutura na qual se insere o curso, além dos desafios e aprendizados que a pandemia tem trazido para professores e estudantes. Por meio de uma historicização do processo de implantação e manutenção do curso, o gestor esclarece a interlocução que o IFBA mantém com os povos indígenas, trazendo mais detalhes da interação com as comunidades que vivem no sul da Bahia, região que abriga mais de cinquenta por cento da população indígena do estado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Márcia Maria e Silva, FACULDADE DE EDUCAÇÃO - UFF

Professora Adjunta  do Departamento Sociedade, Educação e Conhecimento (SSE) na Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense (UFF). Áreas de de atuação: Linguagem e Didática. Programas e Projetos: Coordenação de "Projeto Novas Tecnologias e Múltiplas Linguagens", "Projeto Literatura e Biblioteca".  Grupos de trabalho: Integrante do Programa de Inovação e Assessoria Curricular (PROIAC) na UFF, integrante do Núcleo de Didática e Formação de Professores (UFF). Coordenadora o Grupo de Estudos Linguagem, Educação, Docência e Diversidade (GELEDD). Coordenadora do Observatório Internacional de Inclusão, Interculturalidade e Inovação Pedagógica (OIIIIPe).

Referências

A entrevista não contém referência bibliográfica.

Downloads

Publicado

2021-12-13

Como Citar

e Silva, M. M., Ferreira da Costa, F. V. ., & Menezes Lapa, J. . (2021). LICENCIATURA INTERCULTURAL INDÍGENA. ENTREVISTA COM O PRÓ-REITOR DO INSTITUTO FEDERAL DA BAHIA. RevistAleph, (37). https://doi.org/10.22409/revistaleph.vi37.51489

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)