A EXPERIÊNCIA DESAFIADORA DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO NO ENSINO SUPERIOR REMOTO

Autores

  • Mírian Pereira Bohrer Universidade Federal de Pelotas
  • Rita de Cássia Morem Cossio Rodriguez Universidade Federal de Pelotas

DOI:

https://doi.org/10.22409/revistaleph.vi37.51521

Palavras-chave:

Atendimento Educacional Especializado, Ensino Superior na pandemia, Ensino remoto, Acessibilidade e Inclusão

Resumo

No contexto brasileiro, a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva assegurou a inclusão escolar de estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação, prevendo o atendimento educacional especializado desde a educação básica ao ensino superior, carecendo ser constituído neste último, apesar de já estruturado no ensino regular. Com o incremento das matrículas deste público no ensino superior, dada a promulgação da Lei de Cotas – Lei 13.409/2016, a Universidade Federal de Pelotas, por meio de seu Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI), implementou, em 2017, a Seção de Atendimento Educacional Especializado (SAEE), com o objetivo de promover a acessibilidade e inclusão das pessoas com deficiências, transtorno do espectro do autismo, altas habilidades/superdotação. A estratégia da instituição constrói uma educação especial na perspectiva inclusiva no ensino superior. Com a chegada fatídica da pandemia de coronavírus, em 2020, e diante da necessidade de isolamento social, suspensão das aulas presenciais e reflexão acerca de novas formas de atender às demandas acadêmicas de estudantes atendidos pelo NAI, a SAEE se reestruturou, como tantos outros setores da educação brasileira, a fim de discutir e implementar, emergencialmente, novos métodos e práticas pedagógicas de ensino que contemplassem os discentes, considerando suas necessidades específicas somadas às dificuldades inerentes às propostas de ensino remoto no contexto pandêmico. Esta demanda exigiu medidas institucionais acessíveis e inclusivas para o apoio estudantil, como o trabalho conjunto de vários setores da universidade, objetivando eliminar todos os tipos de barreiras relacionadas ao novo formato das atividades pedagógicas mediadas pelo uso da internet, ofertadas pela instituição. Nesta perspectiva, tal artigo objetiva trazer um relato de experiência, a partir do trabalho no NAI, proporcionando o diálogo e a reflexão sobre as boas práticas adotadas pela SAEE/NAI quanto ao levantamento de necessidades acadêmicas, ações específicas de atendimento discente, acompanhamento pedagógico e interlocução entre os setores da universidade a fim de prover a acessibilidade e inclusão no ensino remoto emergencial.

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Publicado

2021-12-13

Como Citar

Pereira Bohrer, M., & Morem Cossio Rodriguez, R. de C. (2021). A EXPERIÊNCIA DESAFIADORA DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO NO ENSINO SUPERIOR REMOTO. RevistAleph, (37). https://doi.org/10.22409/revistaleph.vi37.51521