NECESSÁRIAS NEGOCIAÇÕES DURANTE AS AULAS REMOTAS NA GRADUAÇÃO E NA PÓS-GRADUAÇÃO DA UERJ DURANTE O PERÍODO PANDÊMICO
DOI:
https://doi.org/10.22409/revistaleph.vi37.51557Palavras-chave:
Negociações entre docentes e discentes, Período Acadêmico Emergencial (PAE), Ensino remotoResumo
Na Uerj, o contexto da Covid-19 impôs repensar o modelo educativo presencial, e nesse processo enfrentou resistências quanto à adesão ao ensino remoto. Após amplo debate na comunidade e nos conselhos superiores, aprovou o Período Acadêmico Emergencial (PAE). Com base em questionários on-line e documentos que ordenaram esse processo, constatou-se que as articulações e as negociações entre docentes e discentes foram fundamentais para a adaptação a essa estratégia de ensino, garantindo conectividade interpessoal, através do acesso e manuseio dos recursos tecnológicos. O objetivo deste artigo é compartilhar como se deu essa dinâmica de implantação do ensino remoto na Uerj, sem prescindir dos combinados que foram fundamentais para que o PAE fosse assertivo, durante o isolamento na instituição.
Downloads
Referências
ASDUERJ. Nota da Asduerj à Comunidade da UERJ. 20 de março de 2020. Disponível em: http://asduerj.org/v7/nota-da-asduerj-a-comunidade-da-uerj/.
ASDUERJ. Garantias e direitos dos docentes na situação de “ensino remoto emergencial”. 8 de julho de 2020. Disponível em: http://asduerj.org/v7/garantias-e-direitos-dos-docentes-na-situacao-de-ensino-remoto-emergencial/ .
BRASIL. MEC. Portaria MEC nº 2.253 de 2001. Disponível em: https://proplan.ufersa.edu.br/wp-content/uploads/sites/7/2014/09/Portaria-n%C2%B0-2.253-de-18-de-outubro-de-2001.pdf.
BRASIL. MEC. Portaria MEC nº 4.059 de 2004. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/sesu/arquivos/pdf/port4059-2004.pdf.
BRASIL. MEC. Portaria MEC nº 1.428 de 2018. Disponível em: https://www.in.gov.br/web/guest/materia/-/asset_publisher/Kujrw0TZC2Mb/content/id/57496468/do1-2018-12-31-portaria-n-1-428-de-28-de-dezembro-de-2018-57496251.
BRASIL. MEC. Portaria MEC nº 2.117 de 2019. Disponível em: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-2.117-de-6-de-dezembro-de-2019-232670913
FERREIRA, Gabriella Rossetti (Org.). Educação e tecnologias [recurso eletrônico] : experiências, desafios e perspectivas 2. Ponta Grossa (PR): Atena Editora, 2019.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 44ª. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2013.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
HARARI, Yuval Noah. Notas sobre a pandemia: e breve lições para o mundo pós-coronavírus (artigos e entrevistas). São Paulo: Editora Schwarcz S.A., 2020.
RIO DE JANEIRO. DECRETO Nº 46.993 DE 25 DE MARÇO DE 2020. Disponível em: https://pge.rj.gov.br/comum/code/MostrarArquivo.php?C=MTAyMzg%2C .
SANTOS, Boaventura de Sousa. A cruel pedagogia do vírus. Coimbra: Almedina, 2020.
SANTOS, Boaventura de Sousa. O futuro começa agora: da pandemia à utopia. 1. ed. São Paulo: Boitempo, 2021.
SILVA, Adriana Freire da; LÓS, Dayvid Evandro da Silva; LÓS, Djalma Rodolfo da Silva. Web 2.0 e Pesquisa: Um Estudo do Google Docs em Métodos Quantitativos In: Renote - Novas Tecnologias na Educação, vol. 9, nº 2, p. 1-10, dez. 2011. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/renote/article/view/25141/14626
UERJ, CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO (Rio de Janeiro). Deliberação nº 09/2020, de 18 de junho de 2020. Cria normas temporárias para os programas de Pós-graduação em tempos de pandemia de COVID-19. [S. l.], 18 jun. 2021.
UERJ, CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO (Rio de Janeiro). Deliberação nº 14/2020, de 30 de julho de 2020. Dispõe sobre a criação de normas para o planejamento e a execução de Períodos Acadêmicos Emergenciais (PAE), critérios para a oferta e realização de componentes curriculares de ensino e aprendizagem, altera o Calendário Acadêmico 2020.1 e dá outras providências temporárias para os programas de Pós-graduação em tempos de pandemia de COVID-19. [S. l.], 30 jul. 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Cláudia Barreiros, Sra Shirlei Canto
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob Attribution-ShareAlike 4.0 International que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).