NECESSÁRIAS NEGOCIAÇÕES DURANTE AS AULAS REMOTAS NA GRADUAÇÃO E NA PÓS-GRADUAÇÃO DA UERJ DURANTE O PERÍODO PANDÊMICO

Autores

  • Cláudia Hernandes Barreiros Sonco PPGEB-CAp-UERJ
  • Shirlei Barros do Canto UERJ

DOI:

https://doi.org/10.22409/revistaleph.vi37.51557

Palavras-chave:

Negociações entre docentes e discentes, Período Acadêmico Emergencial (PAE), Ensino remoto

Resumo

Na Uerj, o contexto da Covid-19 impôs repensar o modelo educativo presencial, e nesse processo enfrentou resistências quanto à adesão ao ensino remoto. Após amplo debate na comunidade e nos conselhos superiores, aprovou o Período Acadêmico Emergencial (PAE). Com base em questionários on-line e documentos que ordenaram esse processo, constatou-se que as articulações e as negociações entre docentes e discentes foram fundamentais para a adaptação a essa estratégia de ensino, garantindo conectividade interpessoal, através do acesso e manuseio dos recursos tecnológicos. O objetivo deste artigo é compartilhar como se deu essa dinâmica de implantação do ensino remoto na Uerj, sem prescindir dos combinados que foram fundamentais para que o PAE fosse assertivo, durante o isolamento na instituição.

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Biografia do Autor

Cláudia Hernandes Barreiros Sonco, PPGEB-CAp-UERJ

Possui graduação em Pedagogia (1990), especialização em Supervisão da Educação e Orientação Educacional (2001) e mestrado em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1997). Possui doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2006). Atua como Professora Associada da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, lotada no Departamento de Ensino Fundamental do CAp/UERJ em três frentes: núcleo comum nos anos iniciais do ensino fundamental; disciplina Gestão 2 no curso de licenciatura em Pedagogia a distância (EDU-CEDERJ) e no mestrado em ensino (CAp), em disciplinas e orientação. Foi proponente e coordenou o Programa de Pós-Graduação de Ensino em Educação Básica (PPGEB) nos seus primeiros 3 anos e meio de existência. Tem experiência como consultora da área de Ensino da CAPES. É fundadora e membro do corpo editorial da Revista Digital Formação em Diálogo. Tem experiência significativa nos anos inicias do ensino fundamental, assim como na formação de professores/as em nível superior. Coordena diversos projetos e cursos de extensão, como "Práticas Alfabetizadoras", "Matemática no 1º ciclo do ensino fundamental: uma abordagem cultural" e "Educação, cultura e currículo: o cotidiano dos anos iniciais do ensino fundamental", assim como o curso de aperfeiçoamento "Como lidar com a diferença na escola". É líder do Grupo de Pesquisa Formação em Diálogo: narrativas de professoras, currículos e culturas (GPFORMADI), atuando mais diretamente na linha de pesquisa "Educação e Diferença". Seus temas principais são: currículo, cotidiano escolar, didática intercultural, diferença, inclusão, alfabetização, educação matemática, emprego de TICs, EAD e bullying. Atualmente, atua como vice-diretora do CAp-UERJ.

Shirlei Barros do Canto, UERJ

Doutoranda do Programa de Pós-graduação Multidisciplinar em Meio Ambiente (PPGMA-UERJ). Mestre pelo Programa de Pós-graduação de Ensino em Educação Básica (PPGEB/ CAp-UERJ - 2017); Curso de Aperfeiçoamento em Atendimento Educacional Especializado para o Estudante com Transtorno do Espectro Autista pela UFERSA (2018). Curso de Extensão Alfabetização: Infâncias, Experiências e Autorias pelo GEFEL/ ISERJ (2015); Especialização em Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva pela UERJ (2012) com o trabalho monográfico "A Avaliação Humanizadora como Base para uma Educação Inclusiva no Programa Rompendo Barreiras/ UERJ". Concluiu o Curso de Extensão em "Educação, Cultura e Currículo: O Cotidiano dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental", pela UERJ (2008). Lato Sensu em Administração e Planejamento da Educação pela UERJ (2005) com a Monografia "Gestão para a Verdadeira Educação Inclusiva: Desafios e Perspectivas". Possui graduação em LETRAS (Port./ Espanhol e Literaturas - Bacharelado e Licenciaturas) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2004) com as monografias " La 'Meditatio Mortis' en la Obra de Miguel de Unamuno" (Espanhol) e "A Influência do Latim Vulgar nas Línguas Românicas e a Evolução da Língua Portuguesa" (Português). O Curso de Extensão "Conscientização da Cultura Afro-Brasileira", pelo Instituto de Pesquisas e Estudos Afro-Brasileiros - IPEAFRO (1991). Graduação em PEDAGOGIA (Educação Especial) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1990).

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Publicado

2021-12-13

Como Citar

Hernandes Barreiros Sonco, C., & Barros do Canto, S. (2021). NECESSÁRIAS NEGOCIAÇÕES DURANTE AS AULAS REMOTAS NA GRADUAÇÃO E NA PÓS-GRADUAÇÃO DA UERJ DURANTE O PERÍODO PANDÊMICO . RevistAleph, (37). https://doi.org/10.22409/revistaleph.vi37.51557