DA GULA ALIMENTAR À TECNOLÓGICA
REFLEXÕES REDUTORAS DE DANOS DIANTE DA SOCIEDADE DO CONSUMO
DOI:
https://doi.org/10.22409/revistaleph.vi39.54714Palavras-chave:
Educação para as tecnologias. Gula tecnológica. Redução de danos. Sociedade do consumo.Resumo
Uma característica da juventude atual é a frequente aquisição de novas tecnologias para informação e comunicação para diversas finalidades. Essa nova relação com as tecnologias digitais e com as mídias podem ocorrer dentro de relações estáveis ou produzirem cenários de desequilíbrio e alienação. Partindo do conceito histórico e social do termo gula, trazemos um novo conceito, o de gula tecnológica. Nesse caminho, a partir desse constructo, são discriminadas relações com a sociedade do consumo e suas relações com o desejo cada vez mais intenso de possuir novas tecnologias. A partir desta ótica, o artigo sublima aportes teóricos e conceituais que oferecem um cenário de reflexão sobre uma educação para as tecnologias que considere a gula tecnológica como fenômeno real e preciso na sociedade contemporânea. Nessa lógica, brotam argumentos para se pensar uma educação para a gula tecnológica, pautada no enfoque pedagógica da Redução de danos.
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