n. 39 (2022): EDUCAÇÃO E DEMOCRACIA: PERMANÊNCIAS E TRANSFORMAÇÕES NO MUNDO CONTEMPORÂNEO

Início da audiodescrição da capa da revista  No topo em letras brancas o título: RevistAleph, no canto direito o logo do periódico. Abaixo, em letras menores, na cor azul escuro: Revista vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação - FEUFF. Ano 2022. Edição número 39. ISSN 1807-6211. No centro, em letras brancas título do dossiê: Educação e Democracia, em tamanho menor: permanências e transformações no mundo contemporâneo. No fundo a imagem de uma paisagem da Universidade Federal Fluminense, campus Gragoatá. Sob um céu azul claro, ao longe, vista parcial da Baía de Guanabara, entrecortada pela ponte Rio-Niterói. Mais a frente árvores e um gramado verde escuro. Em um plano mais próximo a imagem de duas corujas pousadas numa mureta. Um raio de sol em diagonal  ilumina parcialmente a paisagem.  No rodapé, em letras miúdas:  Revista com Licença Creative Commons CC; By; SA. Endereço: Rua Professor Marcos Waldemar de Freitas Reis, s/n. Bloco D - Faculdade de Educação. Sala 536. Telefone: 55 (21) 2629-2706. E-mail: aleph.ese@id.uff.br.  Endereço eletrônico: https://periodicos.uff.br/revistaleph. Facebook: RevistAleph.  Fim da descrição da capa

O período pandêmico revelou as diferentes exclusões que estávamos e estamos vivenciando no Brasil e no mundo. No ano de 2022, em especial no campo da educação, reafirmamos tempos de muitos reencontros, de re-ocupação dos espaços físicos onde se corporificam as vivências de ensinar aprendendo e aprender ensinando; fortalecendo a grande potencialidade de, a partir de uma visão progressista,  vivenciarmos a grande festa da democracia.  Mas, no sentido dialético em que flui a vida, 2022 também vem sendo um ano de angústias e tensões frente ao contexto de esgarçamento sócio-político e de afronta à  Carta Magna de 1988.

A educação, em seus espaços institucionais de saberes e fazeres, se constitui como campo privilegiado para o exercício crítico e a abertura à diversidade, tratando de temas que podem estar excluídos ou destituídos do contexto escolar. A possibilidade de refletir e pensar com o outro corrobora a experiência democrática, que se compõe de modo relacional, intencional e estratégico. 

Aos autores e autoras que contribuíram com suas reflexões e posicionamentos, manifestamos nossos sinceros agradecimentos. 

Aos leitores, desejamos potentes reflexões que favoreçam a defesa da democracia e da educação.

Publicado: 2022-12-15

Edição completa

Capa e Expediente

Equipe Editorial

Avaliadores desse número

Orientações para o envio de artigos e Normas de Formatação

Sumário

Pulsações e Questões Contemporâneas