DO SILÊNCIO DOÍDO A UMA ESCRITA DE MUITOS FIOS

PARTILHAS, DESAFIOS E AFETAÇÕES NAS PRÁTICAS DE PESQUISA ACADÊMICA

Autores

  • Wallace Araujo de Oliveira Universidade do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.22409/revistaleph.vi39.54806

Palavras-chave:

Escrita acadêmica. Desafios. Pandemia. Psicologia Social. Práticas em pesquisa.

Resumo

Apresentamos aqui reflexões propostas ao longo da Oficina de construção de textos para artigos no Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PPGPS-UERJ), ministrada em 2020. Os modos, interesses e impactos de pesquisa que reverberaram entre os pós-graduandos são trazidos e discutidos em temas e investigações variados dentro de um contexto de crise pandêmica. Este estudo se justifica pela incerteza sobre como começar, desenvolver ou concluir uma escrita científica, questão presente em nossa trajetória acadêmica. Entre formulações teóricas e métodos inovadores, aquilo que nos afeta em muitos sentidos numa pandemia foi considerado enquanto processo de produção de uma escrita desafiadoramente encarnada, a que a Psicologia, a Educação e as práticas em pesquisa vinculam-se em um tempo que parece nos furtar sonhos e conquistas diante de perdas, anseios, confinamentos e ansiedades.

 

Palavras-chave: Escrita acadêmica. Desafios. Pandemia. Psicologia Social. Práticas em pesquisa.

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Publicado

2022-12-15

Como Citar

Araujo de Oliveira, W. (2022). DO SILÊNCIO DOÍDO A UMA ESCRITA DE MUITOS FIOS: PARTILHAS, DESAFIOS E AFETAÇÕES NAS PRÁTICAS DE PESQUISA ACADÊMICA. RevistAleph, (39). https://doi.org/10.22409/revistaleph.vi39.54806