30 ANOS DA ECOPEDAGOGIA:

BREVE ENSAIO SOBRE ORIGEM E REINVENÇÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/revistaleph.vi39.55892

Palavras-chave:

Ecopedagogia, Origem, Reinvenção

Resumo

Esse ensaio é uma introdução à Ecopedagogia e ao processo que está em curso de reinvenção e estabelecimento de novas bases teóricas e práticas, com seus novos desafios no tempo atual que vivemos. A questão que orienta a reflexão é simples: o que é a Ecopedagogia? Para responder a pergunta o texto foi dividido em três partes: 1) sobre as origens latino-americanas da Ecopedagogia há 50 anos atrás; 2) os caminhos da Ecopedagogia ao longo dos seus 50 anos; 3) o processo de reinvenção da Ecopedagogia com base nos três pilares de crítica: o patriarcado, a modernidade e o capitalismo. Encerramos o ensaio com um conjunto de proposições para uma caminhada coletiva em vista da constituição da Ecopedagogia como campo de investigação.

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Biografia do Autor

Ivo Dickmann, Unochapecó

Professor Titular do Programa de Pós-Graduação em Educação - Unochapecó. Pós-doutor em Educação (Uninove, 2017-2018). Doutor em Educação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR, 2011-2015). Mestre em Educação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR, 2008-2010). Bacharel em Filosofia pelo Instituto Superior de Filosofia Berthier (IFIBE, 2005-2007). Principal foco de atuação e pesquisa: Educação (perspectiva crítica e libertadora), Educação Ambiental (formação de educadores ambientais, ambientalização curricular, educação ambiental freiriana escolar e Pedagogia do Meio Ambiente Oprimido), Educação Popular (metodologia e epistemologia de Paulo Freire) e Universidades Comunitárias. Líder do Palavração - Grupo de Estudos, Pesquisa e Documentação em Educação Ambiental Freiriana. Entre as principais obras publicadas estão artigos em revistas científicas e os livros: Primeiras Palavras em Paulo Freire (2008; 2016; 2019), Pedagogia da Memória (2017), Dinâmicas Pedagógicas (2017), Educação Ambiental na América Latina (2018). Editor-chefe da Revista Pedagógica.

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Publicado

2022-12-15

Como Citar

Dickmann, I. (2022). 30 ANOS DA ECOPEDAGOGIA:: BREVE ENSAIO SOBRE ORIGEM E REINVENÇÃO. RevistAleph, (39). https://doi.org/10.22409/revistaleph.vi39.55892