EDUCAÇÃO E DEMOCRACIA:

PERMANÊNCIAS E TRANSFORMAÇÕES NO MUNDO CONTEMPORÂNEO

Autores

  • Revista Aleph Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.22409/revistaleph.vi39.56751

Palavras-chave:

Editorial

Resumo

O período pandêmico revelou as diferentes exclusões que estávamos e estamos vivenciando no Brasil e no mundo. No ano de 2022, em especial no campo da educação, reafirmamos tempos de muitos reencontros, de re-ocupação dos espaços físicos onde se corporificam as vivências de ensinar aprendendo e aprender ensinando; fortalecendo a grande potencialidade de, a partir de uma visão progressista,  vivenciarmos a grande festa da democracia.  Mas, no sentido dialético em que flui a vida, 2022 também vem sendo um ano de angústias e tensões frente ao contexto de esgarçamento sócio-político e de afronta à  Carta Magna de 1988.

A educação, em seus espaços institucionais de saberes e fazeres, se constitui como campo privilegiado para o exercício crítico e a abertura à diversidade, tratando de temas que podem estar excluídos ou destituídos do contexto escolar. A possibilidade de refletir e pensar com o outro corrobora a experiência democrática, que se compõe de modo relacional, intencional e estratégico. 

Aos autores e autoras que contribuíram com suas reflexões e posicionamentos, manifestamos nossos sinceros agradecimentos. 

Aos leitores, desejamos potentes reflexões que favoreçam a defesa da democracia e da educação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

LALANDE, A. Vocabulário técnico e crítico da filosofia. São Paulo: Martins Fontes, 1993. Também disponível

em https://www.skoob.com.br/livro/pdf/vocabulario-tecnico-e-critico-da-filosof/livro:149743/edicao:166956.

Downloads

Publicado

2022-12-15

Como Citar

Aleph, R. (2022). EDUCAÇÃO E DEMOCRACIA: : PERMANÊNCIAS E TRANSFORMAÇÕES NO MUNDO CONTEMPORÂNEO. RevistAleph, (39). https://doi.org/10.22409/revistaleph.vi39.56751