AÇÕES DOCENTES “INSTITUINTES”: IMPLEMENTANDO AS LEIS 10.639-03 E 11.645-08, FAZERES CURRICULARES E MÚLTIPLOS SABERES

Autores

  • Maria de Fatima Barbosa FME-Niteroi (RJ)
  • Ana Maria Ferreira da Costa Monteiro Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

DOI:

https://doi.org/10.22409/revistaleph.v1i1.60431

Palavras-chave:

Ensino de História. Experiências Instituintes. Interculturalidade; Saberes docentes. Currículo.

Resumo

Este artigo adota uma abordagem histórica e documental com foco na análise do discurso, fundamentada nas proposições teóricas de Michel Foucault, especialmente em sua perspectiva arqueológica. O estudo analisa discursos presentes nos projetos "instituintes" da rede municipal de Educação de Niterói, RJ, como um sistema de discursividades que independe das vontades individuais. Os resultados da pesquisa indicam que os projetos "instituintes" contribuem para a interculturalidade e autonomia dos professores, promovendo um espaço de abertura para uma "outridade". Eles também representam uma via promissora para desestabilizar tradições curriculares que inviabilizam a emergência de saberes plurais. Ressaltamos a importância de preservar a memória desses projetos como fonte de estudo para a construção de novos modelos curriculares e novas possibilidades de mundo.

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Biografia do Autor

Ana Maria Ferreira da Costa Monteiro, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Professora emérita da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Bacharel e Licenciada em História pela UFRJ, Mestre em História pela Universidade Federal Fluminense e Doutora em Educação pela a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, realizou estágio pós-doutoral sob a supervisão de Durval Muniz de Albuquerque Junior (2017) na Universidade Federal de Pernambuco. Bolsista de produtividade em pesquisa do CNPQ, integra o quadro permanente do Programa de Pós-graduação em Educação da UFRJ e do Programa de Pós-graduação em Ensino de História, Mestrado profissional-PROFHistória/ CAPES/UFRJ. No PPGE, coordena a linha de pesquisa Currículo, ensino e diferença. É líder do Grupo de Pesquisa em Ensino de História e Formação de Professores /GEHPROF/UFRJ/ DGP/CNPQ que integra o Laboratório de Estudos e Pesquisas em Ensino de História-LEPEH/UFRJ e o Laboratório do Núcleo de Estudos Curriculares - NEC da Faculdade de Educação/UFRJ. Participa como pesquisadora senior do Grupo de Pesquisa interinstitucional Oficinas de História. Suas pesquisas, nas áreas do currículo e ensino de História, focalizam a relação dos docentes com os saberes que ensinam, em diferentes contextos curriculares de atuação e formação, no contemporâneo e em perspectiva histórica, com atenção para as potencialidades da indução profissional docente. No período de 2008 a 2015 exerceu a função de Diretora da Faculdade de Educação da UFRJ e de 2017 a 2019 a coordenação adjunta nacional do Profhistória.

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Publicado

2024-05-07

Como Citar

Pires, M. de F. B., & Ferreira da Costa Monteiro, A. M. (2024). AÇÕES DOCENTES “INSTITUINTES”: IMPLEMENTANDO AS LEIS 10.639-03 E 11.645-08, FAZERES CURRICULARES E MÚLTIPLOS SABERES. RevistAleph, 1(41). https://doi.org/10.22409/revistaleph.v1i1.60431

Edição

Seção

Pulsações e Questões Contemporâneas