POR UMA EDUCAÇÃO DO CAMPO COMO ECOLOGIA DOS SABERES:
CONSIDERAÇÕES SOBRE A EXPERIÊNCIA DA EDUCAÇÃO DO CAMPO E SEU PAPEL TRANSFORMADOR
DOI:
https://doi.org/10.22409/revistaleph.v1i40.60497Palavras-chave:
educação, campo, brasil, ecologia, saberesResumo
Nesse artigo trataremos da Educação do Campo como uma proposta educacional transformadora, resultado da atuação dos movimentos sociais do campo na luta por educação específica e adequada à sua realidade social. Levamos em consideração as teorias decoloniais de Boaventura de Sousa Santos sobre Pensamento abissal e Ecologia de Saberes como eixos analíticos para entendermos os embates entre a epistemologia ocidental excludente versus propostas alternativas e emancipadoras, existentes nas discussões de como se construir uma Educação do Campo inclusiva feita a partir do campo. Em seguida, mostraremos as políticas públicas para a implantação da Educação do Campo nas escolas do campo e em cursos universitários no Brasil, em especial na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
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