v. 1 n. 40 (2023): Dos Pioneiros aos Contemporâneos: que há de Instituinte na Educação?
Quando elaboramos o tema deste número, vivíamos o fim de um governo no Brasil que sufocava as iniciativas instituintes. Inspiradas pelos ares renovadores na política, buscamos articular contribuições de pensadores e movimentos educacionais de referência na história da educação brasileira, como mote propulsor para repensarmos as propostas pedagógicas do Brasil que queremos (re)construir.
Contudo, apesar de vermos muitas construções instituintes nestes primeiros meses do governo atual, cujo slogan é “Brasil - União e Reconstrução”, os ecos autoritários e de redução de verbas do governo passado ainda nos atingem. Junta-se às condições locais as agruras de um mundo que convive com drásticas mudanças climáticas, com guerras, fome e o recrudescimento de intolerâncias de todo tipo. Os que estão desenvolvendo trabalhos nas escolas da educação básica convivem com crianças, jovens e adultos afetados em suas aprendizagens pela pandemia provocada pelo vírus do Sars-COV 2.
Apesar disso, lançamos o desafio: o que há de instituinte nas propostas educacionais desde os pioneiros da educação ao contemporâneo? Em resposta a essa instigação, apresentamos reflexões, resultados de pesquisa de autores no Brasil e no exterior comprometidos com movimentos de construção de novos caminhos no contexto educativo.