A GORDOFOBIA EM QUESTÃO:
DOS ESTIGMAS À REDUÇÃO DE DANOS NAS PRÁTICAS EDUCATIVAS EM BIOCIÊNCIAS E SAÚDE
DOI:
https://doi.org/10.22409/revistaleph.v1i40.60499Palavras-chave:
gordofobia, educação, práticasResumo
A gordofobia é uma discriminação presente em todos os ambientes. Resultante de diversos fatores, também filiada aos esforços de uma indústria cultural preocupada em disseminar a superioridade do corpo não gordo, ampliando os estigmas do corpo gordo e promovendo ações de bullying. Está presente em nossa sociedade há alguns anos, porém, pouco discutido, principalmente nas escolas. Assim, o objetivo desse trabalho é discutir a importância do tema gordofobia nas aulas de Ciências e Biologia a partir dos pressupostos teóricos da Redução de Danos. Este artigo articula referenciais do campo do ensino-aprendizagem para pensar em um debate mais acolhedor e emancipatório, com o intuito de repensar os estigmas acerca do corpo gordo e potencialidades e desafios do debate nas escolas.
Downloads
Referências
Revista Aleph
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Aleph
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob Attribution-ShareAlike 4.0 International que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).