TÉCNICOS EM ASSUNTOS EDUCACIONAIS:
DIRETRIZES PARA ATUAÇÃO NOS INSTITUTOS FEDERAIS DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA
DOI:
https://doi.org/10.22409/revistaleph.v1i40.60500Palavras-chave:
técnico, educação, saberes, brasilResumo
O estudo analisa diretrizes para atuação do técnico em assuntos educacionais (TAE) de três Institutos Federais (IFs), diferenciando-o do cargo de pedagogo. A pesquisa, exploratória e descritiva, seguiu a abordagem qualitativa com levantamento bibliográfico e documental. Os achados apontam aproximações e distanciamentos entre as resoluções dos IFs e destas com o que prevê o Ofício Circular nº 015/2005 do Ministério da Educação (MEC), destacando especificidades do cargo em relação a campos, a eixos de atuação e a atribuições. Concluímos que o debate pode contribuir para o desenvolvimento profissional e identitário dos TAEs, a partir do olhar sobre esses sujeitos com formações e trajetórias tão diversas, bem como para a sua integração efetiva no campo da atuação técnico-pedagógica.
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