AS VANTAGENS DO CONTEXTO OPERACIONAL-SITUACIONAL PARA O DOMÍNIO DO TEXTO ARGUMENTATIVO NO ENSINO MÉDIO
DOI:
https://doi.org/10.22409/revistaleph.v1i40.60657Palavras-chave:
contexto, operacionalResumo
O texto argumentativo é provavelmente a tipologia textual mais difícil de assimilar pelos alunos do Ensino Médio. Especialistas na área como Janik & Toulmin (2001) ou Huamán (2016) têm destacado a relevância de se ter o contexto operacional-situacional no processo didático do texto argumentativo. Nesse ambiente, o presente estudo tem como objetivo quantificar as vantagens da utilização de um contexto operacional-situacional amplo em relação ao modelo mais tradicional, geralmente mais teórico e com contextos menores. Como ponto de partida teórico, foram consideradas algumas noções de pragmática em comunicação, a teoria sociocultural de Vigotski (1978) e alguns postulados da chamada aprendizagem ativa. Através da aplicação de uma sequência didática com e sem a devida referência contextual, em duas turmas de 4ª série do Ensino Médio, e da utilização de uma rubrica de 10 itens, evidencia-se que os alunos que possuem o contexto operacional-situacional superam aqueles que o carecem no processo didático. Os resultados do experimento também indicam que os primeiros estão mais envolvidos do que os segundos na prática do debate argumentativo na resolução dos conflitos cotidianos que enfrentam.
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