“ELA É UMA ANCESTRAL VIVA!” O ENCONTRO COM LIA DE ITAMARACÁ: MOVIMENTOS ANTIRRACISTAS E A EFETIVIDADE DA LEI 10.639 NA EDUCAÇÃO INFANTIL
DOI:
https://doi.org/10.22409/revistaleph.v1i41.61592Palavras-chave:
Prática antirracista, Educação Infantil, Professora pesquisadora, . Lei 10.639/2003Resumo
O presente relato retrata o encontro entre um grupo de crianças, com cinco anos de idade, matriculadas em um Núcleo Avançado de Educação Infantil, e a cirandeira pernambucana Lia de Itamaracá. O encontro e o diálogo com as múltiplas infâncias que habitam o cotidiano da Educação Infantil potencializam as reflexões da professora pesquisadora e anuncia movimentos da educação antirracista como enfrentamento ao racismo. A melodia Minha ciranda é o fio que entrelaça a vivência problematizada aos valores civilizatórios afro-brasileiros. Nesse sentido, o trabalho discute os desafios e possibilidades da efetividade da Lei 10.639/2003 desde a primeira etapa da Educação Básica como compromisso ético, estético e político na luta por um mundo mais justo.
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