EXPERIÊNCIAS ANCESTRAIS: DESCOLONIZANDO CURRÍCULOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
DOI:
https://doi.org/10.22409/revistaleph.v1i41.61898Palavras-chave:
Descolonização, Práticas antirracistas, Educação InfantilResumo
A promulgação das Leis 10.639/03 e 11.645/08 completou, no ano de 2023, 20 e 15 anos, respectivamente. Depois destes anos, olhamos para o caminho trilhado e, inevitavelmente, questionamos se realmente houve e quais teriam sido as mudanças ocasionadas após essa conquista. Apesar do direito assegurado legalmente, esbarramos em inúmeras resistências e desconhecimentos quando intentamos construir um trabalho pedagógico que respeita e abrange a diversidade étnico-racial do nosso país. Neste artigo, além de trazermos reflexões sobre a cidade de Niterói e seu apagamento histórico, narramos algumas práticas antirracistas ocorridas em uma Unidade de Educação Infantil envolvendo sua comunidade escolar e refletimos como esse processo ocorreu, com seus entraves, desdobramentos e reverberações.
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