SOBRE VIVÊNCIAS NEGRAS, RESSIGNIFICAÇÕES E PRODUÇÕES DE SENTIDOS : OS VALORES CIVILIZATÓRIOS AFRO-BRASILEIROS E SUAS POTENCIALIDADES EMANCIPATÓRIAS NOS ESPAÇOS E TEMPOS DA ESCOLA

Autores

  • Lygia Fernandes FUNDAÇÃO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE NITEROI

DOI:

https://doi.org/10.22409/revistaleph.v1i41.61959

Palavras-chave:

valores civilizatórios afro-brasileiros, cultura escolar, educação antirracista

Resumo

Os valores civilizatórios afro-brasileiros são plurais. Muito embora não possam ser admirados separadamente, os destaques feitos ao longo deste texto têm o propósito de refletir sobre algumas experiências vividas no cotidiano de uma escola pública, cuja comunidade escolar é majoritariamente negra. Na escola, a partir de aprendizagens proporcionadas pelas mais diversas expressões da cultura afro-brasileira, é possível observar modos de ser e estar no mundo que não apontem somente na direção de uma história ocidental, branca e eurocêntrica. Assim, este ensaio, em diálogo com alguns documentos que orientam o trabalho realizado na Educação Infantil e Ensino Fundamental, traz reflexões, indagações e apontamentos a respeito dos valores civilizatórios afro-brasileiros e as suas potencialidades emancipatórias, em prol da promoção de uma educação comprometida com a luta antirracista e com a efetivação da Lei nº 10.639/2003.

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Biografia do Autor

Lygia Fernandes, FUNDAÇÃO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE NITEROI

Doutora em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2019), com pesquisa na área das relações étnico raciais. Atua como pedagoga e professora da Educação Básica na Rede de Educação do Município de Niterói/RJ. Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2007) ; especialização em História da África e do Negro no Brasil (2009) e em Orientação Pedagógica e Educacional (2010) pela Universidade Cândido Mendes; e mestrado em Educação pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2012).

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Publicado

2024-06-25

Como Citar

Fernandes, L. . (2024). SOBRE VIVÊNCIAS NEGRAS, RESSIGNIFICAÇÕES E PRODUÇÕES DE SENTIDOS : OS VALORES CIVILIZATÓRIOS AFRO-BRASILEIROS E SUAS POTENCIALIDADES EMANCIPATÓRIAS NOS ESPAÇOS E TEMPOS DA ESCOLA. RevistAleph, 1(41). https://doi.org/10.22409/revistaleph.v1i41.61959

Edição

Seção

Pulsações e Questões Contemporâneas