PROJETO INSTITUINTE: PROCESSOS FORMATIVOS POR UMA EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA

EDUCATION PROCESSES FOR AN ANTI-RACIST EDUCATION

Autores

  • Bianca de Macedo Abreu Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
  • Juliana de Macedo Abreu Centro Universitário Carioca (UNICARIOCA)

DOI:

https://doi.org/10.22409/revistaleph.v1i1.62014

Palavras-chave:

Processos formativos, Educação antirracista, Projeto instituinte, Política integrada, Referenciais curriculares

Resumo

Este artigo aborda a educação como possibilidade de conhecimentos que oportuniza as pessoas a transformarem vidas pelos saberes oriundos das vivências, trocas, reflexões e aprendizados. Objetivamos compartilhar atividades provenientes de projeto instituinte, realizadas em uma unidade de rede municipal, com ênfase em uma educação antirracista, pautadas na conscientização das diferenças e das diversidades evidenciadas, para fortalecer a formação integral dos indivíduos de modo igualitário. A proposta educacional tem a finalidade de contribuir para os processos formativos e estão embasadas, predominantemente, em referenciais curriculares e nas leis 10.639/2003 e 11.645/2008.  Estas são desenvolvidas para além das atuais políticas educacionais, pela importância das histórias que constituem a realidade brasileira e de luta por uma política integrada, emancipatória e significada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bianca de Macedo Abreu, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação: Processos Formativos e Desigualdades Sociais (FFP/UERJ/PPGedu). Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação: Processos Formativos e Desigualdades Sociais (FFP/UERJ/PPGedu). Membro dos Grupos de Pesquisa:"Tri-Vértice: Formação de Professores, Didática e Educação Matemática" e "Formação de Professores, Processos e Práticas Educativas". Pós-graduada em Língua Portuguesa (FFP/UERJ); Supervisão e Administração Escolar (UCAM); Planejamento, Implementação e Gestão da Educação a Distância (UFF). Licenciada em Letras (Português/Inglês) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (FFP/UERJ).

Juliana de Macedo Abreu, Centro Universitário Carioca (UNICARIOCA)

Mestranda do Curso de Mestrado Profissional em Novas Tecnologias Digitais na Educação no Centro Universitário UniCarioca. Graduada em Letras (Português/Inglês) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Atualmente é Professora na Educação Infantil na Fundação Pública Municipal de Educação de Niterói (FME). Professora de Inglês para turmas do 2 segmento e do Ensino Médio, na Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro.

Referências

ARROYO, Miguel. Currículo, território em disputa. 5. ed. Petrópolis: Vozes, 2013.

FARIAS, Mabel. Infância e educação no Brasil nascente. In. VASCONCELLOS, Maria. R, de. (Org.). Educação da Infância: história e política. Rio de Janeiro: DP&A, 2005.

BRASIL. Lei 10.639, de 9 de janeiro de 2003. Disponível em: https://abrir.link/OJrPA. Acesso em: 15/03/24

BRASIL. Lei 11.645, de 10 março de 2008.Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11645.htm. Acesso em: 15/03/24

JOSSO, Marie-Christine. A experiência de vida e formação. 2. ed. rev. e ampl. Natal, RN, EDUFRN, São Paulo: Paulus, 2010.

NITERÓI. Referenciais Curriculares da Rede Pública Municipal de Educação de Niterói da Educação Infantil. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/1AMy8cVNcEQSCHdx7TfNysABnpwQylLqm/view. Acesso em 21 de jan. de 2024.

NITERÓI. A cidade. Disponível em: https://niteroi.rj.gov.br/2021/03/29/niteroi/. Acesso em 27 de jan. de 2024.

WOOD, Ellen Meiksins. Democracia contra capitalismo. São Paulo: Editora Boitempo, 1995.

Downloads

Publicado

2024-04-26

Como Citar

de Macedo Abreu, B., & de Macedo Abreu, J. (2024). PROJETO INSTITUINTE: PROCESSOS FORMATIVOS POR UMA EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA: EDUCATION PROCESSES FOR AN ANTI-RACIST EDUCATION. RevistAleph, 1(41). https://doi.org/10.22409/revistaleph.v1i1.62014