O NECESSÁRIO ENFRENTAMENTO ANTIRRACISTA E O PAPEL DO EDUCADOR DA ESCOLA PÚBLICA
DOI:
https://doi.org/10.22409/revistaleph.v1i1.62017Palavras-chave:
Escola Pública, Racismo ReligiosoResumo
O texto a seguir propõe reflexões à cerca de questões surgidas no interior da escola pública, cujas práticas seguem orientações e diretrizes organizadas a partir de uma legislação própria. Ao ingressar no serviço público educacional, todo educador precisa submeter seu trabalho a essas diretrizes e regras, seja na sala de aula, dentro dos grupos de referência, ou seja, em todo e qualquer ambiente do espaço escolar. Os dados analisados neste texto têm o caráter subjetivo e advém da observação e da vivência cotidiana ao longo de mais de 10 anos como profissional da educação no chão da escola pública. As reflexões propostas aqui referem-se ao enfrentamento que as práticas antirracistas suscitam no espaço escolar. À luz dos Referenciais Curriculares da Rede Pública Municipal de Educação de Niterói 2022, do Estatuto dos Funcionários Públicos Municipais de Niterói -1985, dos textos de educadores como Paulo Freire, como Ivanir dos Santos, como Bárbara Carine, como Kabengele Munanga, entre outros autores e textos que orientam nossa reflexão a respeito da necessidade de práticas antirracistas no interior da escola pública. Abordamos neste texto também a necessária e importante formação continuada de todo educador da escola pública.
Downloads
Referências
BRANDÃO, Carlos Rodrigues. Paulo Freire, educar para transformar. Mercado Cultural, Fundação Banco do Brasil, IPF Instituto Paulo Freire., Petrobrás, São Paulo,2005.
CAVALCANTI, Carlos André Macedo, Nascimento, João Batista Vicente do. A prosperidade da Intolerância: relações políticas e religiosas em tempo de fundamentalismo. In: MIRANDA, Ana Paula Mendes de, OLIVEIRA, Ilzver de Matos, LIMA, Lana Lage da Gama (Org). Telha, 2023.
COSME, Marcia Gilda Moreira. A laicidade do Estado e da Escola Pública. [2021]. Disponível em: https://abrir.link/axivW. Acesso em janeiro de 2024.
D’MACHIO, Ana Luísa e OLIVEIRA, Ruam. Professora e escritora, com canal no Instagram prestes a alcançar 400 mil seguidores, Bárbara Carine analisa a importância de as escolas adotarem posturas antirracistas e os caminhos para a formação de professores. [2023] Disponível em: https://porvir.org/barbara-carine-escola-potencializadora-existencias/ Acesso em: janeiro de 2024.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Paz e Terra, 1994.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia. Paz e Terra, 2002.
IBGE, Conheça o Brasil- População: Educação. Brasil, 2022. Disponível em: https://abrir.link/jUdUj. Acesso em 16 de janeiro de 2024.
INSTAGRAM. Casos de racismo e intolerância religiosa crescem 17.000% desde 2009 no Brasil. Disponível em: https://www.instagram.com/p/C2KRkybO9tz/?igsh=c2JkY2U4bHoxZnRi . Acesso em 16 de janeiro de 2024.
MAIA, Marta Nidia Varella Gomes. Currículo da Educação Infantil e datas comemorativas: o que dizem profissionais e crianças. Tese-PUC, Rio de Janeiro, 2016.
MARI, C. L. e GRADE, M. O senso comum e a educação em Antonio Gramsci: dimensões singulares da práxis. In: Mari, Cezar Luiz De; Coelho, Edgar Pereira, Santos; Geraldo Marcio Alves. (Org.). Educação e formação humana: múltiplos olhares sobre a práxis educativa. 1 ed. Curitiba: CRV, 2012, v. oo, p. 119-130. Disponível em: https://gepeto.ced.ufsc.br/o-senso-comum-e-a-educacao-em-antonio-gramsci-dimensoes-singulares-da-praxis/ Acesso em janeiro de 2024.
MIRANDA, Ana Paula Mendes de, OLIVEIRA, Ilzver de Matos, LIMA, Lana Lage da Gama. Telha, 2023.
MONANGA, Kabengele e GOMES, Nilma Lino. O negro no Brasil de hoje. Ação Educativa. São Paulo, 2010.
NITERÓI. Referenciais Curriculares da Rede Pública de Niterói. Niterói, 2022. Disponível em:https://www.educacao.niteroi.rj.gov.br/referenciais-curriculares/
NITERÓI, Estatuto dos Funcionários Públicos do Município de Niterói. Niterói, 1985. Disponível em: https://www.educacao.niteroi.rj.gov.br/2001/04/27/14024/
NITERÓI, Artigo 215 de 25 de abril de 2023. Diário Oficial (da) Prefeitura Municipal de Niterói , Poder Executivo, RJ, 25 abril 2023.
PINHEIRO, Bárbara Carine Soares. História preta das coisas: 50 invenções científico-tecnológicas de pessoas negras. Livraria Martins Fontes Paulista. 2021.
SANTOS, Ivanir dos. Desafios contemporâneos em prol da liberdade religiosa. Debates do NER, Porto Alegre, ANO 21, N.40, P. 203-210, AGO./DEZ. 2021. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/debatesdoner/article/view/121173
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Bárbara Cristina Felismino dos Santos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob Attribution-ShareAlike 4.0 International que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).