A CAPOEIRA COMO PRÁTICA PEDAGÓGICA DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

  • Fernanda Lopes Braga
  • Flávia Fernanda Ferreira de Lucena

DOI:

https://doi.org/10.22409/revistaleph.v1i1.62748

Palavras-chave:

Educação Infantil, Relato de experiência, Relações étnico-raciais, Capoeira, Lei n. 10.639/2003.

Resumo

Este artigo aborda a importância da prática da Capoeira valorizando as relações étnico-raciais em uma turma de primeira infância de uma Unidade Municipal de Educação Infantil (UMEI) do município de Niterói/RJ. Construir um olhar sobre a cultura, conhecer e valorizar a identidade negra, buscar ações afirmativas foram estratégias para a realização deste trabalho. As experiências foram vivenciadas por duas turmas com crianças entre 04 e 05 anos, as práticas compostas por momentos de construção do saber através de rodas de conversas, músicas, dança e a aula de Capoeira, fonte rica em conhecimentos de ancestralidade do nosso povo. Os principais referenciais teóricos utilizados foram Carine (2023), Gomes (2011), e os documentos sobre a implementação da Lei nº 10.639/2003. A partir do contato com a Capoeira, por diversos meios, questões sobre relações étnico-raciais foram implementadas no cotidiano das turmas envolvidas no processo.

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Publicado

2024-04-26

Como Citar

Lopes Braga, F. ., & Fernanda Ferreira de Lucena, F. . (2024). A CAPOEIRA COMO PRÁTICA PEDAGÓGICA DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL. RevistAleph, 1(1). https://doi.org/10.22409/revistaleph.v1i1.62748

Edição

Seção

Experiências Instituintes