A METÁFORA DA TRIANGULAÇÃO E A FORMAÇÃO DE FUTUROS PEDAGOGOS: REFLEXÕES E AÇÕES A PARTIR DO PIRP/UFF NA ESCOLA MUNICIPAL ANÍSIO TEIXEIRA
THE METAPHOR OF TRIANGULATION AND THE TRAINING OF FUTURE PEDAGOGUES: REFLECTIONS AND ACTIONS FROM THE PIRP/UFF AT ANÍSIO TEIXEIRA MUNICIPAL SCHOOL
DOI :
https://doi.org/10.22409/cng24p76Mots-clés :
Formação e atuação de pedagogos, Programa Institucional de Residência Pedagógica, Escola Municipal Anísio Teixeira, Relato de experiênciaRésumé
O artigo explora o contexto atual da formação de pedagogos, sublinhando as ambiguidades e fragilidades em torno da identidade do curso de Pedagogia, bem como a marginalização da ciência da pedagogia dentro do próprio curso. Com base nas ponderações suscitadas pela experiência das autoras deste texto no Programa Institucional de Residência Pedagógica (PIRP), realizado na Escola Municipal Anísio Teixeira (EMAT) em 2023, problematiza-se a formação de futuros professores-pedagogos. Neste relato de experiência, são discutidas três vivências para ressaltar a importância de planejar e oportunizar iniciativas conjuntas que promovam estratégias colaborativas entre universidade e educação básica para o fortalecimento da identidade e o aprimoramento do pensar-fazer-formar de professores-pedagogos.
Téléchargements
Références
BASTOS, João; MACEDO, Elza. Projetos políticos pedagógicos das escolas públicas: onde está o político? In: SEMERARO, Giovanni (org.). Filosofia e política na formação do educador. São Paulo: Ideias e Letras, 2004.
BRASIL. Lei nº 9.394 de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional [1996]. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 22 ago. 2024.
BRASIL. Lei nº 13.005 de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação - PNE e dá outras providências [2014]. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2014/lei/l13005.htm. Acesso em: 22 ago. 2024.
BRASIL. Resolução CNE/CP n. 1 de 15 de maio de 2006. Institui Diretrizes Curriculares para o Curso de Graduação em Pedagogia, licenciatura [2006]. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/rcp01_06.pdf. Acesso em: 22 ago. 2024.
BRASIL. Resolução CNE/CP nº 2 de 1º de julho de 2015. Dispõe sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada. [2015]. Disponível em: https://normativasconselhos.mec.gov.br/normativa/view/CNE_RES_CNECPN22015.pdf?query=resolu%5Cu00e7%5Cu00e3o. Acesso em: 22 ago. 2024.
BRASIL. Resolução CNE/CP nº 2 de 27 de outubro de 2019. Dispõe sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica e institui a Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica (BNC-Formação) [2019]. Disponível em: https://normativasconselhos.mec.gov.br/normativa/view/CNE_RES_CNECPN22019.pdf. Acesso em: 22 ago. 2024.
BRASIL. Resolução CNE/CP nº 1 de 27 de outubro de 2020. Dispõe sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Continuada de Professores da Educação Básica e institui a Base Nacional Comum para a Formação Continuada de Professores da Educação Básica (BNC-Formação Continuada) [2020]. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/outubro-2020-pdf/164841-rcp001-20/file. Acesso em: 22 ago. 2024.
BRASIL. Resolução CNE/CP nº 4 de 29 de maio de 2024. Dispõe sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial em Nível Superior de Profissionais do Magistério da Educação Escolar Básica (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados não licenciados e cursos de segunda licenciatura) [2024]. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=258171-rcp004-24&category_slug=junho-2024&Itemid=30192. Acesso em: 22 ago. 2024.
ESCOLA MUNICIPAL ANÍSIO TEIXEIRA. Projeto Político Pedagógico. FME: Niterói, 2020.
FAGUNDES, Tatiana Bezerra; MAIA, Manna Nunes. (orgs.). Educação integral: caminhos para construção de uma educação pública como formação humana. Rio de Janeiro: Appris, 2021.
LIMA, Licínio Carlos. A gestão democrática das escolas: do autogoverno à ascensão de uma pós-democracia gestionária? Educação e Sociedade, Campinas, v. 35, n. 129, p. 1067-1083, out.-dez., 2014. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/smG9JRgD8PjyNyMyZMRXf7H/?lang=pt#. Acesso em: 24 ago. 2024.
MAIA, Manna Nunes; FLORITO, Tatiana Castro; MORAES, Viviane Merlim. Identidades da educação integral em tempo integral em Niterói-RJ: relatos de experiência a partir do Programa de Residência Pedagógica em duas escolas públicas municipais. Contribuciones a Las Ciencias Sociales, São José dos Pinhais, v. 17, n. 8, p. 01-24, 2024. Disponível em: https://ojs.revistacontribuciones.com/ojs/index.php/clcs/article/view/9577. Acesso em: 24 ago. 2024.
MORAES, Viviane Merlim. Pedagogia e gestão educacional: diálogos e narrativas sobre a práxis gestora. Revista desenvolvimento e civilização, v. 4, n. 2, p. 234-257, jul.-dez., 2023. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/rdciv/article/view/76194/47579. Acesso em: 25 ago. 2024.
MUSSI, Ricardo Fraklin de Freitas; FLORES, Fábio Fernandes; ALMEIDA, Cláudio Bispo de. Pressupostos para a elaboração de relato de experiência como conhecimento científico. Revista Práxis Educacional, v. 17, n. 48, p. 60-77, out.-dez. 2021. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/9010/6134. Acesso em: 24 ago. 2024.
PIMENTA, Selma Garrido (org.). Pedagogia, ciência da educação? São Paulo: Cortez, 1996.
SANTOS, Silvia Oliveira de Souza Monteiro dos. Educação integral no ensino fundamental da rede municipal de Niterói: análise da gênese e dos fundamentos da proposta. 2023. 303 f. Tese (Mestrado em Educação) - Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2023. Disponível em: https://app.uff.br/riuff/bitstream/handle/1/28601/Tese%20Silvia%20Monteiro%20OK%20vers%c3%a3o%20final%c3%adssima%20%282%29%20%281%29.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 26 ago. 2024.
VASCONCELLOS, Celso dos Santos. Trabalho coletivo: a reunião pedagógica semanal como espaço de gestão do projeto e de formação contínua do professor. In: Coordenação do trabalho pedagógico: Do PPP ao cotidiano da sala de aula. São Paulo: Libertad Editora, 2009.
VEIGA, Ilma Passos Alencastro. Inovações e projeto político-pedagógico: uma relação regulatória ou emancipatória?. Cadernos CEDES, Campinas, v. 23, n. 61, p. 267-281, dez., 2003. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ccedes/a/cH67BM9yWB8tPfXjVz6cKSH/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 26 ago. 2024.
Téléchargements
Publiée
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Copyright Manna Nunes Maia, Viviane Merlim Moraes (Autor) 2025

Ce travail est disponible sous licence Creative Commons Attribution - Partage dans les Mêmes Conditions 4.0 International.
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob Attribution-ShareAlike 4.0 International que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).




