CONTRIBUIÇÕES DA PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL PARA A INCLUSÃO ESCOLAR NO BRASIL
CONTRIBUTIONS OF CULTURAL-HISTORICAL PSYCHOLOGY TO SCHOOL INCLUSION IN BRAZIL
DOI:
https://doi.org/10.22409/revistaleph.v2i42.64450Palavras-chave:
Psicologia Histórico-Cultural, Educação inclusiva, EducaçãoResumo
Este artigo é um ensaio teórico, de metodologia de revisão narrativa, cujo objetivo é compreender como a Psicologia Histórico-Cultural pode contribuir para a efetivação da inclusão escolar no contexto brasileiro contemporâneo. Destaca-se que a efetivação da inclusão escolar ainda carece de reflexões subsidiadas em referenciais epistemológicos consistentes que se coadunem aos princípios inclusivos de equidade e justiça social não apenas para alguns, mas para todos. Nesse sentido, defende-se que a compreensão social da deficiência postulada por Lev. S. Vygotsky aporta importantes contribuições para a construção e a implementação da inclusão escolar no Brasil, contribuindo para a transformação dos sistemas escolares em contextos de efetivo desenvolvimento humano nos quais se vislumbre, para além das dificuldades e limitações, as possibilidades e potencialidades de cada um e de todos os estudantes.
Downloads
Referências
AGUIAR, Wanda Maria Junqueira. A pesquisa em psicologia sócio-histórica: contribuições para o debate metodológico. In: BOCK, Ana Mercês Bahia; GONÇALVES, Maria da Graça Marchina; FURTADO, Odair (Orgs.). Psicologia sócio-histórica: uma perspectiva crítica em psicologia. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2007. p. 129-140.
AINSCOW, Mel; BOOTH, Tony; DYSON, Alan. Improving schools, developing inclusion. London; New York: Routledge, 2006.
AINSCOW, Mel; DYSON, Alan; WEINER, Saira. From exclusion to inclusion: ways of responding in schools to students with special educational needs. Manchester: CfBT Education Trust, 2013.
AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION (APA). Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais: DSM-5. 5. ed. Tradução de: NASCIMENTO, M. I. C; MACHADO, P. H.; GARCEZ, R. M.; PIZZATO, R.; ROSA, S. M. M. da. Porto Alegre: Artmed, 2015.
BARROCO, Sonia Mari Shima. Vygotski’s theories on Defectology: contributions to the special education of the 21st century. Educação, Porto Alegre, v. 41, n. 3, p. 374-384, 2018. doi: 10.15448/1981-2582.2018.3.31826
BOOTH, Tony; AINSCOW, Mel. Index para a inclusão: desenvolvendo a aprendizagem e a participação nas escolas. 3. ed. Tradução de: SANTOS, M. P. dos; ESTEVES, J. B. Rio de Janeiro: LaPEADE, 2012.
BOTELHO, Louise Lira Roedel; CUNHA, Cristiano Castro de Almeida; MACEDO, Marcelo. O método da revisão integrativa nos estudos organizacionais. Gestão e Sociedade, Belo Horizonte, v. 5, n. 11, p. 121-136, 2011. doi: 10.21171/GES.V5I11.1220
BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixiera (Inep). Censo Escolar. Brasília-DF, 27 de julho de 2020. Disponível em: <https://www.gov.br/inep/pt-br/acesso-a-informacao/perguntas-frequentes/censo-escolar>. Acesso em: 08 abr. 2023.
BRASIL. Presidência da República. Casa Civil. Subchefia para Assuntos Jurídicos. Decreto n.º 7611, de 17 de novembro de 2011. Dispõe sobre a educação especial, o atendimento educacional especializado e dá outras providências. Diário Oficial [da] União, Brasília, DF, 18 nov. 2011. p. 12.
BRASIL. Presidência da República. Casa Civil. Subchefia para Assuntos Jurídicos. Lei n.º 13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação - PNE e dá outras providências. Diário Oficial [da] União, Brasília, DF, 25 jun. 2014. p. 1. edição extra.
EVANS, Peter. Algumas implicações da obra de Vygotsky na Educação Especial. In: DANIELS, Harry (Org.). Vygotsky em foco: pressupostos e desdobramentos. Tradução de: MARTINS, Monica Saddy; CESTARI, Elisabeth Jafet. Campinas: Papirus, 1994. p. 69-89.
FARIA, Paula Maria Ferreira de; CAMARGO, Denise de. Emoções docentes e inclusão escolar sob a perspectiva histórico-cultural: revisão sistemática. Educação, Cultura e Sociedade, Sinop, v. 10, n. 2, p. 165-178, 2020.
GIEST, Harmut. Vygotsky’s defectology: a misleading term for a great conception. Educação, Porto Alegre, v. 41, n. 3, p. 334-346, 2018. doi: 10.15448/1981-2582.2018.3.31725
GOMES, Claudia; GONZÁLEZ REY, Fernado Luís. Inclusão escolar: representações compartilhadas de profissionais da educação acerca da inclusão escolar. Psicol., Ciênc. Prof., Brasília, v. 27, n. 3, p. 406-417, 2007. doi: 10.1590/S1414-98932007000300004
GRASS, Idania B. Peña. O método nas pesquisas educacionais: uma aproximação metodológica ao estudo do desenvolvimento cultural. In: MENDONÇA, Sueli Guadalupe de Lima; PENITENTE, Luciana Aparecida Araújo; MILLER, Stela (Orgs.). A questão do método e a teoria histórico-cultural: bases teóricas e implicações pedagógicas. Marília: Oficina Universitária; São Paulo: Cultura Acadêmica, 2017. p. 39-61.
MARTINS, Lígia Márcia. O desenvolvimento do psiquismo e a educação escolar: contribuições à luz da psicologia histórico cultural e da pedagogia histórico-crítica. 249 f. Tese (Livre-Docência em Educação) – Departamento de Psicologia, Universidade Estadual Paulista, Bauru, 2011.
MENDES, Enicéia Gonçalves. A política de educação inclusiva e o futuro das instituições especializadas no Brasil. Arquivos Analíticos de Políticas Educativas, Phoenix, v. 27, n. 22, p. 1-23, 2019. doi: 10.14507/epaa.27.3167
MENDES, Enicéia Gonçalves; VILARONGA, Carla Ariela Rios; ZERBATO, Ana Paula. Ensino colaborativo como apoio à inclusão escolar: unindo esforços entre educação comum e especial. São Carlos: EUFSCar, 2014.
MITTLER, Peter. Working towards inclusive education: social contexts. New York: David Fulton Publishers, 2000.
ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA A EDUCAÇÃO, A CIÊNCIA E A CULTURA (UNESCO). Declaração de Salamanca sobre princípios, políticas e práticas na área das necessidades educativas especiais. Salamanca: UNESCO, 1994.
ROTHER, Edna Terezinha. Systematic literature review x narrative review. Acta paulista de enfermagem, São Paulo, v. 20, p. v-vi, 2007.
SAMPAIO, Cristiane T.; SAMPAIO, Sônia Maria R. Educação inclusiva: o professor mediando para a vida. Salvador: EDUFBA, 2009.
STETSENKO, Anna. Vygotsky’s theory of method and philosophy of practice: implications for trans/formative methodology. Educação, Porto Alegre, v. 39, n. esp. (supl.), p. 32-41, 2016. doi: 10.15448/1981-2582.2016.s.24385
VALLE. Jan W.; CONNOR, David J. Ressignificando a deficiência: da abordagem social às práticas inclusivas na escola. Tradução de: RODRIGUES, Fernando de Siqueira. São Paulo: AMGH, 2014.
VENÂNCIO, Ana Carolina Lopes; FARIA, Paula Maria Ferreira de; CAMARGO, Denise de. A inclusão na voz das professoras: emoções, sentidos e práticas no chão de escola sob a perspectiva histórico-cultural. Educação, Santa Maria, v. 45, p. 1-23, 2020. doi: 10.5902/1984644436592
VILARONGA, Carla Ariela R.; MENDES, Enicéia Gonçalves. Ensino colaborativo para o apoio à inclusão escolar: práticas colaborativas entre os professores. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, v. 95, n. 239, p. 139-151, 2014. doi: 10.1590/S2176-66812014000100008
VYGOTSKY, Lev Semonovich. Mind in society: The development of higher psychological process. Cambridge: Harvard University Press, 1979.
VYGOTSKY, Lev Semonovich. The collected works of L. S. Vygotsky. Vol. 1: Problems of general psychology. New York, NY: Plenum Press, 1987.
VYGOTSKY, Lev Semonovich. The collected works of L. S. Vygotsky. Vol. 2: The fundamentals of defectology. New York, NY: Plenum Press, 1993.
VYGOTSKY, Lev Semonovich. Educational psychology. Boca Raton: St. Lucie Press, 1997.
VYGOTSKY, Lev Semonovich. The collected works of L. S. Vygotsky. Vol. 6: Scientific legacy. New York, NY: Springer, 1999.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Paula Maria Ferreira de Faria, Denise de Camargo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob Attribution-ShareAlike 4.0 International que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).