EDUCAÇÃO POPULAR E FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM MOÇAMBIQUE: REFLEXÕES INICIAIS

POPULAR EDUCATION AND TEACHER TRAINING IN MOZAMBIQUE: INITIAL REFLECTIONS

Autores

  • Florentino Maria Lourenço Universidade Do Estado do Rio de Janeiro- Faculdade de Formação de Professores- UERJ/FFP

DOI:

https://doi.org/10.22409/revistaleph.v2i42.64525

Palavras-chave:

Educação popular, educação, formação de professores, zonas libertadas.

Resumo

As pesquisas que procuram fazer a triangulação entre a referência bibliográfica e a memória têm vindo a ganhar espaço no campo da educação em Moçambique, principalmente quando se propõem a refletir sobre a história colonial. Neste trabalho apoiamo-nos na etnografia com recurso a entrevista e a bibliografia que nos permite (re)construir a história do país. Procuramos a partir do projeto educacional desenvolvido entre 1970-1974, traçar algumas aproximações entre a política de educação desenvolvida na Escola da Frelimo em Bagamoyo, nas zonas libertadas e o pensamento de Paulo Freire. Como notas finais depreende-se que a política educativa reformulada nas zonas libertadas apresenta algumas aproximações à pedagogia freiriana.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BARBOSA, Muryatan, S. A razão africana: Breve história do pensamento africano contemporâneo. São Paulo: Todavia, 2020.

BRAGANÇA, Aquino de & DEPELCHIN, Jacques. Da idealização da Frelimo à compreensão da história de Moçambique. Estudos Moçambicanos no. 5/6, 1986, p. 29-52.

BENJAMIN, Walter. A obra de arte na era de sua reprodutibilidade técnica. [Trad. Gabriel Valladão Silva]. Port Alegre, Rs: L & PM, 2017.

DIAS, Lorena Silva de Andrade & DONEL, Gislaine Mendes. Análise de Ideias Marxistas na Obra de Paulo Freire. Debates em Educação | Maceió | Vol. 11 | Nº. 23 | Jan./Abr. | 2019.

ECKHARDT Fabiana. Tensões e limites da formação de professores/as e o processo de democratização da escola brasileira. Revista nuestrAmérica, vol. 9, núm. 18, e 5708442, 2021.

FANON, Frantz. OS CONDENADOS DA TERRA. [Trad. Ligia Fonseca Ferreira e Regina Salgado Campos]. Rio de Janeiro: Zahar, 2022.

FREIRE, P. Cartas a Guiné-Bissau: Registros de uma experiência em processo. Rio de Janeiro: Paz&Terra, 1978.

___________Amilcar Cabral: O Pedagogo da Revolução. [Palestra no curso de Mestrado da Faculdade de Educação]. Brasília: Universidade de Brasília, 1985.

___________Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz & Terra, 1987.

___________ Pedagogia da Esperança: Um Reencontro com a Pedagogia do Oprimido. Paz e Terra, 2022.

_____________A Importância do ato de ler : em três artigos que se completam. São Paulo: Cortez, 2011.

GADOTTI, M. Paulo Freire 90 anos: lembranças pessoais e comentários. Revista E- -curriculum. São Paulo, v. 7, n. 3, dez. 2011.

JAMESON, Fredric. Pós-modernismo: A Lógica Cultural do Capitalismo Tardio. [Trad. Maria Elisa Cevasco]. São Paulo: Editora ática, 1997.

MAGALHÃES, Fernando. O discurso filosófico da pós-modernidade: a filosofia do espetáculo contra o marxismo. Revista de Ciências Sociais, São Leopoldo, Unissinos, v. 41, n. 3, 2005.

MAIA, Antônio Glaudenir Brasil, & OLIVEIRA, Renato Almeida de. Marx e a crítica contemporânea à pós-modernidade. Argumentos: Revista de Filosofia. Ano 3, N°. 5 – 2011.

MONDLANE, Eduardo. Lutar por Moçambique. Lisboa: Livraria Sá da Costa Editora, 1975.

NGOENHA, Severino Elias. Filosofia Africana: Das Independências as liberdades: Edições Paulistas-África, 1993.

NKRUMAH, Kwame. Luta de Classes em África. Edições Nova Cultura, 2018.

ROMAO, Jose Eustaquio e GADOTTI, Moacir. Paulo Freire e Amílcar Cabral: a descolonização das mentes. São Paulo: Instituto Paulo Freire, 2012.

SANTOS, Boaventura de Sousa. Semear Outras Soluções. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2005.

SILVA, Tomaz Tadeu da. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2015.

VISENTINI, Paulo, Fagundes. As revoluções africanas: Angola, Moçambique e Etiópia. São

Paulo: Edições UNESP, 2012.

ZABALZA, Miguel. A. O ensino universitário: seu cenário e seus protagonistas. [Trad. Ermani Rosa]. Porto Alegre Artmed, 2004.

Downloads

Publicado

2024-12-10

Como Citar

Maria Lourenço, F. (2024). EDUCAÇÃO POPULAR E FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM MOÇAMBIQUE: REFLEXÕES INICIAIS: POPULAR EDUCATION AND TEACHER TRAINING IN MOZAMBIQUE: INITIAL REFLECTIONS. RevistAleph, 2(42). https://doi.org/10.22409/revistaleph.v2i42.64525

Edição

Seção

Dossiê Temático