PRÁTICAS EDUCATIVAS PARA UMA VIDA INDEPENDENTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL: SABERES DE EXPERIÊNCIA (DES)CONSTRUÍDOS JUNTO A ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA VISUAL
EDUCATIONAL PRACTICES FOR AN INDEPENDENT LIFE IN EARLY CHILDHOOD EDUCATION: EXPERIENCE KNOWLEDGE (DE)CONSTRUCTED TOGETHER WITH CHILDREN WITH VISUAL DISABILITIES
DOI:
https://doi.org/10.22409/revistaleph.v2i42.64530Keywords:
Práticas Educativas para uma Vida Independente, Deficiência Visual, Narrativa Autobiográfica, Saberes de ExperiênciaAbstract
This text, from a qualitative perspective, seeks, through an autobiographical narrative, to share experience knowledge (de)constructed in the pedagogical work of a teacher with years of experience with students with visual impairments in Education Children's Institute Benjamin Constant, developing educational practices for an independent life (PEVI). The text also features a bibliographical research on the subject carried out in 2023, which used the Portal de Periódicos da CAPES database as a search field, having as three results texts that addressed respondents on the subject. It is noticed that these practices help in the development of students' autonomy and independence, making them more self-confident, safe, active and participatory during the teaching and learning process. I hope that the knowledge expressed in this text, written in a collective and dialogic way, can resonate in other pedagogical practices, encouraged for the development of educational practices for an independent life, in a dignified, ethical and inclusive way.
Downloads
References
ANDRADE, Cristiele Dariane Aguiar de; GOIS, Márcia Larissa Cavallari da Costa; VITOR, Leonardo George Victorio; RAIO, Jaqueline Chemouni; ZECHIM, Fernanda Cremasco; SILVA, Rubens Alexandre da; FUJISAWA, Dirce Shizuko. Equilíbrio e risco de quedas em crianças com deficiência visual. Revista ConScientiae Saúde, v. 11, n. 4, pp. 625-634, 2012. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/929/92924959013.pdf. Acesso em: 10 maio 2023.
BRUNO, Marilda Moraes Garcia. O desenvolvimento integral do portador de deficiência visual: da intervenção precoce à integração escolar. Newswork: São Paulo, 1993.
COFFITO – Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional. Resolução N.º 316, de 19 de julho de 2006. Dispôs sobre a prática de AVD, de atividades instrumentais da vida diária e tecnologia assistiva pelo terapeuta ocupacional e dá outras providências. Brasília, Diário Oficial da União, nº. 158, Seção 1, p. 79, de 03 ago. 2006. Disponível em: https://www.coffito.gov.br/nsite/?p=3074. Acesso em: 18 jun. 2023.
CORRÊA, Vanessa da Costa Rosa; JURDI, Andrea Perosa Saigh; SILVA, Carla Cilene Baptista da. Mães com deficiência e maternidade: cotidiano, redes de apoio e relação com a escola. Revista Brasileira de Educação Especial. Marília, v. 28, pp. 335-348, 2022. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbee/a/RCjT9VCsh5HSJzrNYShgBPf/abstract/?lang=pt. Acesso em: 10 maio 2023.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. Paz e Terra: São Paulo, 2011.
IBC - Instituto Benjamin Constant. Projeto Político Pedagógico com vigência 2023-2025. Rio de Janeiro: IBC, 2023. Disponível em: https://www.gov.br/ibc/pt-br/acesso-a-informacao/institucional/ppp-ded-ibc-documento-final-1.pdf. Acesso em: 19 jun. 2023.
JESUS, Elisabeth Ferreira de. A importância da atividade de vida diária na educação e na reabilitação de deficientes visuais. Revista Benjamin Constant, Rio de Janeiro, n.3, 1996. Disponível em: https://revista.ibc.gov.br/index.php/BC/article/view/671. Acesso em 19 jul. 2024.
LARROSA, Jorge. Tremores: escritos sobre experiência. Belo Horizonte: Autêntica, 2020.
LORA, Tomázia Dirce Peres. Atividades de Vida Diária. In: BRUNO, Marilda Moraes Garcia. (org.) Deficiência Visual: reflexões sobre a prática pedagógica. Laramara: São Paulo, 1997.
MINAYO, Maria Cecília de Souza. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. São Paulo: Hucitec, 2014.
MOREIRA, Herivelto; CALEFFE, Luiz Gonzaga. Metodologia da pesquisa para o professor pesquisador. Rio de Janeiro: Lamparina, 2008.
PASSEGGI, Maria da Conceição. Enfoques narrativos en la investigación educativa brasileña. Revista Paradigma, Maracay Edo Aragua, Venezuela, Edición Cuadragésima Aniversario: 1980-2020, v. XLI, jun. 2020, pp. 57-79, 2020. Disponível em: http://revistaparadigma.online/ojs/index.php/paradigma/article/view/929. Acesso em: 10 out. 2021.
SANTOS, Boaventura de Sousa. A cruel pedagogia do vírus. Coimbra: Almedina, 2020.
TRIÑANES, Maria Teresa Rocha; ARRUDA, Sônia Maria Chadi de Paula. Atividades de vida autônoma na escola de tempo integral: aluno com deficiência visual – perspectivas educacionais. Revista Brasileira de Educação Especial. Marília, v. 20, n.4, pp. 581-590, out./dez. 2014. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbee/a/9F8ZRLDBXKBZ6NhS4PyYP9C/ . Acesso em: 10 maio 2023.
WINDHOLZ, Margarida Hofmann. Passo a passo, seu caminho. Edicon: São Paulo, 1988.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 Ana Maria Nobrega Pereira, Arlindo Fernando Paiva de Carvalho Junior, Ricael Spirandeli Rocha

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob Attribution-ShareAlike 4.0 International que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).




