PRÁTICAS EDUCATIVAS PARA UMA VIDA INDEPENDENTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL: SABERES DE EXPERIÊNCIA (DES)CONSTRUÍDOS JUNTO A ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA VISUAL
EDUCATIONAL PRACTICES FOR AN INDEPENDENT LIFE IN EARLY CHILDHOOD EDUCATION: EXPERIENCE KNOWLEDGE (DE)CONSTRUCTED TOGETHER WITH CHILDREN WITH VISUAL DISABILITIES
DOI:
https://doi.org/10.22409/revistaleph.v2i42.64530Palavras-chave:
Práticas Educativas para uma Vida Independente, Deficiência Visual, Narrativa Autobiográfica, Saberes de ExperiênciaResumo
O presente texto, de perspectiva qualitativa, busca por meio de narrativa autobiográfica compartilhar saberes de experiência (des)construídos no fazer pedagógico de uma professora com anos de atuação junto a estudantes com deficiência visual na Educação Infantil do Instituto Benjamin Constant, desenvolvendo práticas educativas para uma vida independente (PEVI). O texto também conta com uma pesquisa bibliográfica sobre o tema, realizada em 2023, que utilizou como campo de busca a base de dados do Portal de Periódicos da CAPES, tendo como resultado três textos que tratavam indiretamente sobre o tema. Percebe-se que essas práticas auxiliam no desenvolvimento da autonomia e independência dos estudantes, tornando-os mais autoconfiantes, seguros, ativos e participativos durante o processo de ensino e aprendizagem. Esperamos que os saberes expressos neste texto, escritos de forma coletiva e dialógica, possam ressoar em outros fazeres pedagógicos, contribuindo para o desenvolvimento de práticas educativas para uma vida independente, de forma digna, ética e inclusiva.
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