PRÁTICAS EDUCATIVAS PARA UMA VIDA INDEPENDENTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL: SABERES DE EXPERIÊNCIA (DES)CONSTRUÍDOS JUNTO A ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA VISUAL

EDUCATIONAL PRACTICES FOR AN INDEPENDENT LIFE IN EARLY CHILDHOOD EDUCATION: EXPERIENCE KNOWLEDGE (DE)CONSTRUCTED TOGETHER WITH CHILDREN WITH VISUAL DISABILITIES

Autores

  • Ana Maria Nobrega Pereira Instituto Benjamin Constant
  • Arlindo Fernando Paiva de Carvalho Junior Instituto Benjamin Constant
  • Ricael Spirandeli Rocha Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.22409/revistaleph.v2i42.64530

Palavras-chave:

Práticas Educativas para uma Vida Independente, Deficiência Visual, Narrativa Autobiográfica, Saberes de Experiência

Resumo

O presente texto, de perspectiva qualitativa, busca por meio de narrativa autobiográfica compartilhar saberes de experiência (des)construídos no fazer pedagógico de uma professora com anos de atuação junto a estudantes com deficiência visual na Educação Infantil do Instituto Benjamin Constant, desenvolvendo práticas educativas para uma vida independente (PEVI). O texto também conta com uma pesquisa bibliográfica sobre o tema, realizada em 2023, que utilizou como campo de busca a base de dados do Portal de Periódicos da CAPES, tendo como resultado três textos que tratavam indiretamente sobre o tema. Percebe-se que essas práticas auxiliam no desenvolvimento da autonomia e independência dos estudantes, tornando-os mais autoconfiantes, seguros, ativos e participativos durante o processo de ensino e aprendizagem. Esperamos que os saberes expressos neste texto, escritos de forma coletiva e dialógica, possam ressoar em outros fazeres pedagógicos, contribuindo para o desenvolvimento de práticas educativas para uma vida independente, de forma digna, ética e inclusiva.

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Biografia do Autor

Ana Maria Nobrega Pereira, Instituto Benjamin Constant

Pedagoga pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e especialista em docência com ênfase em educação inclusiva pela Universidade Federal de Minas Gerais. Desde 2003 éprofessora da Educação Infantil do Instituto Benjamin Constant, onde atuou como coordenação da Educação Infantil, chefe da divisão de orientação educacional, orientadora educacional no curso técnico de Massoterapia, coordenadora do NUCAPE e coordenação do setor da Baixa Visão. Atualmente, exerce a função de assessora da Direção-Geral do Instituto Benjamin Constant.

Arlindo Fernando Paiva de Carvalho Junior, Instituto Benjamin Constant

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) com período sanduíche na Universidade da Coruña - Espanha (Supervisor Jurjo Torres Santomé), Mestre em Ciências da Atividade Física (UNIVERSO), Especialista em Docência no Ensino Superior (UCAM), em Docência no Ensino Básico com ênfase em Educação Física Escolar (CPII), em Planejamento, Implementação e Gestão da Educação a Distância (UFF), em Educação Física Escolar (UFF), em Educação Tecnológica (CEFET/RJ), e em Esportes e Atividades Físicas Inclusivas para Pessoas com Deficiência (UFJF), Formado em Licenciatura Plena em Educação Física (UNISUAM). Atualmente é professor pesquisador estatutário do Instituto Benjamin Constant (IBC). Também integra o corpo docente do Programa de Pós-Graduação no Ensino da Temática da Deficiência Visual e coordena o grupo de Estudos e Pesquisas "Cotidianos Escolares e Educação Especial: Corpo, Currículo e Inclusão" (GPCECI). Atua como professor colaborador na Pós-Graduação em Educação Física Escolar na Perspectiva Inclusiva da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e como professor a distância do curso de Licenciatura Plena em Pedagogia da UNIRIO/CEDERJ/UAB. Também é membro da comissão científica do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE), membro da Associação Brasileira de Atividade Motora Adaptada (SOBAMA).

 

Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0164159801559754

ORCID: 0000-0002-5041-8232

Ricael Spirandeli Rocha, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais

Doutorando em Educação Tecnológica pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Tecnológica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (PPGET-IFTM), na linha Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), Inovação Tecnologica e Mudanças Educacionais. Mestre em Educação Tecnológica pela mesma instituição. Possui graduação em Licenciatura em Computação pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM), graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade de Uberaba (UNIUBE). Possui Especialização em: Produção de Materiais Didáticos Utilizando o Linux Educacional pela Universidade Federal de Lavras (UFLA); Gestão em Tecnologia da Informação pela Faculdade de Venda Nova do Imigrante; Educação Profissional e Tecnológica Inclusiva pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM). Atualmente é professor de Educação Básica de cursos técnicos pela Secretaria Estadual de Minas Gerais (SEE/MG). Exerce função de Professor/ Tutor EaD no curso de Pós-graduação em Docência pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG) - campus Arcos. Participa do grupo de pesquisa "GPETEC - Grupo de Pesquisa em Educação, Tecnologia e Ciências" na linha de pesquisa "Desenvolvimento de aplicativos tecnológicos e softwares educacionais" do IFTM Campus Uberlândia-Centro. É Professor e líder no Grupo de Educadores Google (GEG) da cidade de Uberaba Trabalha como servidor efetivo da Companhia de Desenvolvimento de Informática de Uberaba - CODIUB, possui experiência na área tecnológica e educacional. s.

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Publicado

2024-12-09

Como Citar

Nobrega Pereira, A. M., Paiva de Carvalho Junior, A. F., & Spirandeli Rocha, R. (2024). PRÁTICAS EDUCATIVAS PARA UMA VIDA INDEPENDENTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL: SABERES DE EXPERIÊNCIA (DES)CONSTRUÍDOS JUNTO A ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA VISUAL: EDUCATIONAL PRACTICES FOR AN INDEPENDENT LIFE IN EARLY CHILDHOOD EDUCATION: EXPERIENCE KNOWLEDGE (DE)CONSTRUCTED TOGETHER WITH CHILDREN WITH VISUAL DISABILITIES. RevistAleph, 2(42). https://doi.org/10.22409/revistaleph.v2i42.64530

Edição

Seção

Experiências Instituintes