ENSINO RELIGIOSO E RESSOCIALIZAÇÃO DE DETENTOS NO ESPÍRITO SANTO

RELIGIOUS EDUCATION AND RESOCIALIZATION OF PRISONERS IN ESPÍRITO SANTO

Autori

  • Olga Daniele De Almeida Aguiar Faculdade Unida de Vitória Autore
  • Silvio Cezar José Pereira Gomes FACULDADE UNIDA DE VITÓRIA Autore

DOI:

https://doi.org/10.22409/d8spy467

Parole chiave:

ensino religioso, ambiente prisional, resgate de valores, desenvolvimento pessoal, diálogo inter-religioso, ressocialização, inclusão, identidade cidadã, reintegração.

Abstract

transformação individual e coletiva, questiona-se: como o ensino religioso pode atuar como ponte para a reintegração social, sobretudo na Educação de Jovens e Adultos (EJA) e no sistema prisional? Em um cenário marcado por desafios históricos e resistências culturais, a intersecção entre educação, religião e ressocialização emerge como uma poderosa estratégia para a promoção de mudanças significativas, não somente no âmbito acadêmico, mas sobretudo na vida daqueles que se encontram à margem da sociedade. Este ensaio propõe uma reflexão fundamentada sobre a importância do ensino religioso na EJA e das ciências das religiões como instrumentos de transformação dos detentos, destacando o papel potencial da educação para a reconfiguração de trajetórias pessoais e sociais. Ao articular uma abordagem interdisciplinar que ultrapassa as barreiras do conhecimento tradicional, argumenta-se que a inserção do ensino religioso no ambiente prisional não se trata apenas de um resgate de valores espirituais, mas também de uma estratégia efetiva para o desenvolvimento pessoal e a construção de um diálogo inter-religioso transformador. Assim, o exame crítico desse processo revela que a educação religiosa apresenta-se como um catalisador para a ressocialização, promovendo a inclusão e a construção de uma identidade cidadã, fundamental para a reintegração de detentos na sociedade.

 

Palavras-chave: ensino religioso, ambiente prisional, resgate de valores, desenvolvimento pessoal, diálogo inter-religioso, ressocialização, inclusão, identidade cidadã, reintegração.

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Biografia autore

  • Silvio Cezar José Pereira Gomes, FACULDADE UNIDA DE VITÓRIA

    Docente da graduação em Teologia e do PPG (mestrado e doutorado) em Ciências das Religiões da Faculdade Unida de Vitória. Doutor em Ciências da Religião (UMESP), Mestre em Ciências das Religiões (Faculdade Unida de Vitória), Especialista em Ciência Política (Universidade Cândido Mendes), Especialista em Engenharia de Software (Faculdades Integradas da Grande Fortaleza), Especialista em Arquitetura de Softwares Distribuídos (PUC Minas) e possui graduação em Teologia (Centro Universitário Metodista – UniBennet). É associado da ABIB (Associação Brasileira de Pesquisa Bíblica) e pesquisador do Grupo Rastros (Estudos sobre memórias e tradições cristãs e judaicas) e também é romancista.

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Pubblicato

2025-12-18

Fascicolo

Sezione

Experiências Instituintes

Come citare

ENSINO RELIGIOSO E RESSOCIALIZAÇÃO DE DETENTOS NO ESPÍRITO SANTO: RELIGIOUS EDUCATION AND RESOCIALIZATION OF PRISONERS IN ESPÍRITO SANTO. (2025). RevistAleph, 1(43). https://doi.org/10.22409/d8spy467