JOGOS PEDAGÓGICOS E A INTERAÇÃO ENTRE ESTUDANTES DEFICIENTES VISUAIS E VIDENTES. PEDAGOGICAL GAMES AND THE INTERACTION BETWEEN SEERS AND VISUAL DISABLED STUDENTS.

Auteurs-es

  • Andréa Guerra Pimentel Auteur-e
  • Glauca Torres Aragon Auteur-e

DOI :

https://doi.org/10.22409/revistaleph.v0i30.39262

Mots-clés :

Ciências naturais. Ensino de ciências. Inclusão. Natural sciences. Science teaching. Inclusion.

Résumé

A obra de Vigotski discute os limites à participação social e cultural das pessoas com deficiências e propõe a criação de oportunidades educacionais que promovam a apropriação cultural por parte do educando com deficiência através da compensação social. Jogos pedagógicos podem favorecer a aprendizagem colaborativa e, se adaptados, podem estimular a troca de conhecimentos entre alunos com e sem deficiência visual. Um levantamento bibliográfico relativo a jogos pedagógicos acessíveis a deficientes visuais, no período de 2012 à 2016, com foco na área de Ciências Naturais revelou poucos artigos. Diante desta escassez, concluímos que o desenvolvimento e o uso de tais ferramentas ainda constitui um campo que requer atenção com o objetivo de promover uma efetiva inclusão escolar desses sujeitos.

Téléchargements

Téléchargements

Publié

2018-07-20

Comment citer

JOGOS PEDAGÓGICOS E A INTERAÇÃO ENTRE ESTUDANTES DEFICIENTES VISUAIS E VIDENTES. PEDAGOGICAL GAMES AND THE INTERACTION BETWEEN SEERS AND VISUAL DISABLED STUDENTS. (2018). RevistAleph, 30. https://doi.org/10.22409/revistaleph.v0i30.39262