SUPERANDO AS FRONTEIRAS VIRTUAIS:

A INTERAÇÃO HUMANA COMO FERRAMENTA DE ALCANCE E ATENDIMENTO A ALUNOS COM COMPORTAMENTO SUPERDOTADO DURANTE O ISOLAMENTO SOCIAL

Authors

  • Ailana de Sousa Bezerra ASAS - Atendimento Suplementar a Alunos Superdotados
  • Sonia Regina Alves Nogueira Universidade Federal Fluminense
  • Alice Akemi Yamasaki Universidade Federal Fluminense
  • Fernanda Serpa Cardoso Colégio Salesiano Santa Rosa

DOI:

https://doi.org/10.22409/revistaleph.vi39.54800

Keywords:

Educação Inclusiva, Altas Habilidades/Superdotação, Intersubjetividade, Inclusão, Inovação

Abstract

The transformations in the world caused by the Covid-19 pandemic have had significant impacts on human relationships. Social isolation resulted in dependence on technological resources to carry out various activities, in particular, pedagogical processes; further harming human understanding, the development of intelligence and dialogue between educators and students. This work presents the path taken by a research group, which, in the period of social isolation, as a form of resistance and concerned with the intra and interpersonal communication of Gifted children, attended annually in the vacation class organized by the group, adapted and held the event, fostering intersubjectivity and dialogue, also in an online format.

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Author Biographies

Ailana de Sousa Bezerra, ASAS - Atendimento Suplementar a Alunos Superdotados

Graduada em Licenciatura em Física pela Universidade Federal Fluminense. Exerce atividade empresarial na empresa ASAS - Atendimento Suplementar a Alunos Superdotados. Membro do grupo de pesquisa em ensino DIECI - Desenvolvimento e Inovação em Ensino de Ciências, atuando como colaboradora no processo de desenvolvimento de estratégias interdisciplinares, planejamentos integrados didático-pedagógicos, atividades suplementares para estudantes identificados com altas habilidades ou superdotação e ensino-aprendizagem de Física pela perspectiva da educação em Direitos Humanos. Email: ailanadsbezerra@gmail.com ORCID: https://orcid.org/0000-0002-0416-2942 Curriculo Lattes:  http://lattes.cnpq.br/3332533745249801

Sonia Regina Alves Nogueira, Universidade Federal Fluminense

Doutora em Física (Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas). Atua nas seguintes áreas de pesquisa: Altas Habilidades ou Superdotação; Interdisciplinaridade; Ensino de Ciências/Química, Física e Biologia; Divulgação Científica; Educação em Direitos Humanos nas Ciências da Natureza; e, Educação Problematizadora. É Professora Associada no Departamento de Físico-Química (GFQ) do Instituto de Química da Universidade Federal Fluminense.  Coordenadora do Grupo de Pesquisa e Extensão DIECI UFF - Desenvolvimento e Inovação no Ensino de Ciências. Coordenadora do PRAACS! – Programa de Apoio a Alunos com Comportamento Superdotado. Membro da AIIIIPE - UFF (Associação Internacional de Inclusão, Interculturalidade e Inovação Pedagógica). E-mail: sranogueiradesa@gmail.com ORCID: https://orcid.org/0000-0002-9381-6548.

Alice Akemi Yamasaki, Universidade Federal Fluminense

Doutora em Educação (Universidade de São Paulo). Atua nas seguintes áreas de pesquisa: Altas Habilidades ou Superdotação; Educação em Direitos Humanos nas Ciências da Natureza; Educação Problematizadora; Educação Popular; Violências na Escola; e, Cinema e Educação. É Professora Associada no Departamento Sociedade, Educação e Conhecimento (SSE) da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense. Coordenadora institucional e de gestão de projetos do PIBID UFF (2011-2018). Docente-colaboradora do Mestrado Profissional em Diversidade e Inclusão. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa e Extensão DIECI UFF - Desenvolvimento e Inovação no Ensino de Ciências. Pesquisadora do OIIIIPE - UFF (Observatório Internacional de Inclusão, Interculturalidade e Inovação Pedagógica). E-mail: aayamasaki@id.uff.br ORCID: https://orcid.org/0000-0002-6449-5132

Fernanda Serpa Cardoso, Colégio Salesiano Santa Rosa

Doutora em Ciências e Biotecnologia pela Universidade Federal Fluminense. Atua nas seguintes áreas de pesquisa: Altas Habilidades ou Superdotação; Interdisciplinaridade; Ensino de Ciências/Biologia; Divulgação Científica; e, Educação em Direitos Humanos nas Ciências da Natureza. É Professora da Educação Básica. Professora Adjunta do Instituto de Biologia da Universidade Federal Fluminense, no Departamento de Biologia Celular e Molecular. Docente do Mestrado Profissional em Diversidade e Inclusão da UFF. Membro do Comitê Científico do ConBrASD. Coordenadora da Escola de Inclusão da UFF. Vice-coordenadora do Grupo de Pesquisa e Extensão DIECI UFF - Desenvolvimento e Inovação no Ensino de Ciências. E-mail: fernandalabiomol@yahoo.com.br ORCID: https://orcid.org/0000-0003-3806-1725

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Published

2022-12-15

How to Cite

de Sousa Bezerra, A., Alves Nogueira, S. R., Yamasaki, A. A., & Serpa Cardoso, F. (2022). SUPERANDO AS FRONTEIRAS VIRTUAIS:: A INTERAÇÃO HUMANA COMO FERRAMENTA DE ALCANCE E ATENDIMENTO A ALUNOS COM COMPORTAMENTO SUPERDOTADO DURANTE O ISOLAMENTO SOCIAL. RevistAleph, (39). https://doi.org/10.22409/revistaleph.vi39.54800