WEB 2.0 E A AULA DE CAMPO: UMA ESTRATÉGIA PARA APRENDIZAGEM ATIVA E COLABORATIVA

Autores

  • Carlos Alexandre da Costa Porto Autor
  • Claudia Marcia Borges Barreto Autor

DOI:

https://doi.org/10.22409/revistaleph.v0i15.39030

Resumo

O presente artigo é síntese de um trabalho realizado como monografia de conclusão do curso de pós-graduação lato sensu em Ensino de ciências - modalidade Biologia - da Universidade Federal Fluminense. O objetivo principal foi criar e avaliar a exeqüibilidade de uma estratégia de ensino em biologia, baseada na associação de dois importantes recursos educacionais: aulas de campo em ambientes naturais, e uma ferramenta da web 2.0, os webblogs. Estes recursos foram utilizados segundo uma abordagem que privilegia a aprendizagem ativa e colaborativa. Através da qualidade da participação e interação dos estudantes nas atividades realizadas, podemos concluir que a estratégia de ensino criada e experimentada, é exeqüível e atendeu com eficácia ao objetivo educacional, fundamentado em teorias interacionistas.

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Publicado

2011-08-10

Edição

Seção

Dossiê Temático

Como Citar

WEB 2.0 E A AULA DE CAMPO: UMA ESTRATÉGIA PARA APRENDIZAGEM ATIVA E COLABORATIVA. (2011). RevistAleph, 15. https://doi.org/10.22409/revistaleph.v0i15.39030