REGISTROS DA INFÂNCIA NOS MUROS DA ESCOLA: UM CONVITE AO OLHAR
DOI:
https://doi.org/10.22409/revistaleph.v0i26.39151Resumen
RESUMO
Essa pesquisa buscou a partir da relação infância, arte e educação, reconhecer as vozes das crianças por meio de seus desenhos nos muros externos de uma escola. Buscou-se refletir sobre a experiência dessa instituição e compreender, junto às crianças, autoras dos desenhos, os significados das imagens expostas. O referencial teórico se pauta na sociologia da infância, recorrendo a Corsaro (2005), Sarmento (2004), Sirota (2001), Quinteiro (2005), Leite (2001), Gobbi (2002), Delgado e Müller (2004), dentre outros, que buscam possíveis respostas para entender o que dizem
as crianças sobre suas infâncias e culturas, compreendendo a infância e as crianças como atores sociais, que produzem culturas e que escrevem suas histórias.
Palavras-chave: Educação Infantil, arte e cultura, sociologia da infância, pesquisa
com crianças.
Descargas
##submission.downloads##
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2016 Ana Cecilia Machado Dias
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob Attribution-ShareAlike 4.0 International que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).