“PRO DIA NASCER FELIZ” NAS ESCOLAS OCUPADAS POR ESTUDANTES SECUNDARISTAS: NOTAS PARA UMA EDUCAÇÃO DA INSURREIÇÃO

Autores/as

  • Shara Jane Holanda Costa Adad
  • Ana Cristina Meneses de Sousa

DOI:

https://doi.org/10.22409/revistaleph.v0i27.39166

Resumen

O documentário “Pro dia nascer Feliz”, 2006, roteiro e direção de João Jardim, aborda o sistema educacional brasileiro, descrevendo realidades escolares de diferentes contextos sociais, econômicos e culturais a partir de diversos olhares sobre os ambientes que constituem a estrutura educacional, seja do ponto de vista da instituição, do aluno, do professor ou da família. Propõe, ainda, demonstrar o abismo existente entre as escolas públicas e privadas e a relação do adolescente com a escola, enfocando a desigualdade social e a banalização da violência. 
Estamos nos referindo aos movimentos estudantis que iniciaram, em novembro de 2015, na cidade de São Paulo, com o objetivo de protestar contra o projeto do governador Geraldo Alckmin (PSDB), que levaria ao fechamento de 94 escolas. O projeto previa a implantação do novo sistema de ciclos e implicaria no remanejamento de mais de 300 mil alunos. Esse Movimento se espalhou para outras capitais brasileiras, a exemplo do Rio de Janeiro e Porto Alegre.

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Publicado

2016-12-15

Cómo citar

Adad, S. J. H. C., & Sousa, A. C. M. de. (2016). “PRO DIA NASCER FELIZ” NAS ESCOLAS OCUPADAS POR ESTUDANTES SECUNDARISTAS: NOTAS PARA UMA EDUCAÇÃO DA INSURREIÇÃO. RevistAleph, (27). https://doi.org/10.22409/revistaleph.v0i27.39166