A CONCEPÇÃO PEDAGÓGICA E O PROJETO EDUCACIONAL CONSERVADOR E REACIONÁRIO DO MOVIMENTO ESCOLA SEM PARTIDO: UMA CRÍTICA A PARTIR DA FUNÇÃO DE SUBJETIVAÇÃO DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZADO

Autores/as

  • Diogo Salles

DOI:

https://doi.org/10.22409/revistaleph.v28i28.39186

Palabras clave:

Conservadorismo, reacionarismo, subjetivação, educação democrática,

Resumen

Nesse artigo trato dos perigos representados pelas propostas e formas de atuação do Movimento Escola Sem Partido quanto à educação brasileira. Primeiramente, faço uma análise das bases teóricas conservadora e reacionária que sustentam o movimento. Em seguida, proponho desenvolver alternativas de resistência à essas perspectivas com base em Gert Biesta e sua discussão a respeito dos critérios que constituem uma boa educação e, mais especificamente, como a função da subjetivação do processo de ensino-aprendizado pode servir em favor da constituição de um projeto de educação democrática.

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Publicado

2017-08-17

Cómo citar

Salles, D. (2017). A CONCEPÇÃO PEDAGÓGICA E O PROJETO EDUCACIONAL CONSERVADOR E REACIONÁRIO DO MOVIMENTO ESCOLA SEM PARTIDO: UMA CRÍTICA A PARTIR DA FUNÇÃO DE SUBJETIVAÇÃO DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZADO. RevistAleph, 28(28). https://doi.org/10.22409/revistaleph.v28i28.39186