CONCEITUAÇÃO DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA E AS CONDIÇÕES NECESSÁRIAS PARA SUA FACILITAÇÃO

Autores/as

  • Thayná Reneê Cavalcante da Costa

DOI:

https://doi.org/10.22409/revistaleph.v28i28.39194

Palabras clave:

Aprendizagem significativa, aprendizagem mecânica, papel do professor, facilitação do ensino, evidência de significados,

Resumen

Este trabalho versa sobre Teoria da Aprendizagem Significativa (TAS)
desenvolvida por David Paul Ausubel. Trata-se de uma revisão bibliográfica
baseada em literaturas especializadas. Objetivou-se reunir as principais
características da TAS na facilitação do ensino. Inicialmente será conceituada a
teoria da aprendizagem significativa e como se processa na estrutura cognitiva.
Posteriormente, será abordado o papel do professor na facilitação da
aprendizagem para que seja significativa. A diferença entre aprendizagem
significativa e aprendizagem mecânica foi o que motivou a investigação sobre a
contribuição e aplicabilidade da teoria da aprendizagem significativa na sala de
aula. Qualquer um pode ar aula, mas não são todos os professores que
conseguem provocar aprendizagens que sejam significativas e importante para
quem aprende. Encurtar a distância entre a teoria e a prática para conquistar
um ensino de qualidade é trabalhar a favor de uma educação mais inclusiva e
igualitária.

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Publicado

2017-08-17

Cómo citar

da Costa, T. R. C. (2017). CONCEITUAÇÃO DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA E AS CONDIÇÕES NECESSÁRIAS PARA SUA FACILITAÇÃO. RevistAleph, 28(28). https://doi.org/10.22409/revistaleph.v28i28.39194

Número

Sección

Pulsações e Questões Contemporâneas