ESCOLAS E UNIVERSIDADE PESQUISANDO A FORMAÇÃO DOCENTE. SCHOOLS AND UNIVERSITY RESEARCHING TEACHER EDUCATION
DOI:
https://doi.org/10.22409/revistaleph.v0i30.39257Palabras clave:
Epistemologia da formação de professores. Escolas. Universidades. epistemology of teacher training, schools, universitiesResumen
A partir de contribuições de Gramsci (1978), Sousa Santos (2007) e Souza (2015), o trabalho articula alguns desafios para a produção crítica no Brasil contemporâneo entre os campos da Educação e das Ciências Sociais. Através de um Projeto de Extensão, um grupo de professores e estudantes de escolas e universidade pública, autointitulado Coletivo Investigador, desenvolveu o fórum de relações entre escolas e universidade com o objetivo de aproximar a pesquisa do cotidiano escolar na formação docente. A metodologia adotada foi a Pesquisa-Ação Pedagógica (PAPe) (FRANCO, 2016), experienciando processos de investigação coletiva. Os resultados indicam caminhos que colaboram para a superação de estruturas preestabelecidas que
marcam as relações escola-universidade.
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