MOVIMENTOS INSURGENTES EM TEMPOS PANDÊMICOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: POLÍTICAS GONÇALENSES
DOI:
https://doi.org/10.22409/revistaleph.v1i38.49688Palabras clave:
Educação Infantil. Políticas de atendimento. Plano Municipal de Educação. Contexto Pandêmico.Resumen
O artigo propõe uma reflexão sobre as políticas de atendimento a educação infantil no segundo maior município do Estado do Rio de Janeiro, e tem como intuito discutir acerca do papel político do atual Plano Municipal de Educação, Lei nº 1067/2020. Como recorte reflexivo, direcionamos o nosso olhar para a meta 1 que determina a universalização do atendimento da pré-escola e a ampliação das vagas para a creche. Para dialogarmos sobre o atendimento no contexto pandêmico, na perspectiva teórico-metodológica abordamos as análises documentais da Constituição Federal (1988), Plano Municipal de Educação de São Gonçalo/RJ (2015/2024), bem como os dados estatísticos fornecidos pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e da Secretaria Municipal de Educação (SEMED).
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