DA ANCESTRALIDADE À OPÇÃO DECOLONIAL

O QUE APRENDEMOS COM NOSSA PRÓPRIA HISTÓRIA

Autores

  • Luiz Fernandes de Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.22409/revistaleph.v1i38.51573

Palavras-chave:

Percurso Formativo., Opção Decolonial., Paulo Freire.

Resumo

Este texto vai abordar alguns conceitos e concepções que surgem durante nossas vidas, nossos percursos formativos e nossas atividades políticas que, ao final, orientam profundamente nossas atitudes, posturas e ações didáticas e pedagógicas no campo da educação. Ao longo do texto algumas marcas teóricas vão aparecer como: o marxismo, a ancestralidade negra, as identidades docentes e a opção decolonial. Essas marcas terão como instrumento a construção de um diálogo entre o percurso formativo do autor e algumas concepções de Paulo Freire expressas no seu livro “Aprendendo com a própria história”. Não tratarei aqui simplesmente de uma narrativa autobiográfica, mas a exposição de uma análise sobre um percurso formativo a partir da opção decolonial.

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Publicado

2022-02-16

Como Citar

de Oliveira, L. F. (2022). DA ANCESTRALIDADE À OPÇÃO DECOLONIAL: O QUE APRENDEMOS COM NOSSA PRÓPRIA HISTÓRIA. RevistAleph, 1(38). https://doi.org/10.22409/revistaleph.v1i38.51573