O O MURMÚRIO CONSERVADOR.
NOTAS TEÓRICO-METODOLÓGICAS PARA UM ESTUDO DE SISTEMAS EM DESEQUILÍBRIO NO CAMPO DA EDUCAÇÃO.
DOI:
https://doi.org/10.22409/revistaleph.vi39.54673Palabras clave:
conservadorismo, metodologia, sistemas em desequilíbrio, enunciação, educaçãoResumen
O artigo é o resultado de uma pesquisa que aborda as produções discursivas que são geradas em torno da educação no Uruguai, onde há atualmente um avanço de propostas conservadoras. A través de dois eventos iniciais apresentam-se algumas das lógicas discursivas a serem estudadas. Em seguida, aborda-se o desenho metodológico do projeto e as formas pelas quais a abordagem metodológica deriva do trabalho conceitual e do diálogo com pesquisas anteriores. A metodologia e seus fundamentos teóricos são centrais para a discussão que o artigo procura elaborar. Finalmente, são apresentados alguns debates e reflexões abertas. A ênfase é colocada nas construções subjetivas conservadoras que estão ganhando força com relação à educação uruguaia e na noção de "crise educacional" que ganhou destaque no debate público e que articula linhas discursivas ligadas ao tema desta pesquisa.
Palavras-chave: conservadorismo, metodologia, sistemas em desequilíbrio, enunciação, educação
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