CONSTELAR: APRENDENDO O EXERCÍCIO DE UMA HETEROCIÊNCIA
DOI :
https://doi.org/10.22409/revistaleph.v0i25.39139Résumé
Resumo
Compreendendo, com Bakhtin, que ética e estética são dimensões
humanas inseparáveis, apesar de distintas, colocamos em questão na
pesquisa as muitas formas que toma a identidade, assumindo-nos como
sujeitos bakhtinianos em nossa radical situação de alteridade. A partir
dessa perspectiva, contrapomo-nos a modelos que pensam a ciência
como discurso único da verdade, movendo-nos em uma reflexão em
que o sujeito das Ciências Humanas seja um sujeito vivo, expressivo,
falante. A constelação é usada como metáfora de que “somos juntos
e nos constituímos do outro”. Olhando para a arte, para as obras de
Dostoievski e segu-indo, com Bakhtin, pistas de como pensarmos a
ciência como ato responsável, trazemos os exercícios de reescrita
realizados pelo Grupo Atos UFF.
Palavras Chave: Ética, estética, metodologia, Dostoiévski
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