O USO DE REVISTAS DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA NA SENSIBILIZAÇÃO AMBIENTAL DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO QUANTO AO CONSUMO DE BENS
DOI :
https://doi.org/10.22409/revistaleph.v28i28.39191Mots-clés :
Divulgação científica, meio ambiente, consumo,Résumé
Conhecer os problemas ambientais e identificar soluções foi a motivação desta pesquisa que investiga a contribuição da divulgação científica na discussão sobre hábitos de consumo com alunos do ensino médio. Para tal, foram utilizados textos como recurso para sensibilização acerca da relação consumo e meio ambiente. Escolheu-se trabalhar com as revistas Scientific American Brasil e Ciência Hoje. A coleta de dados consistiu na aplicação de um questionário antes da leitura e um após a leitura e discussão do material. Pelos resultados obtidos foi possível inferir que o contato com os textos proporcionou um rico momento de reflexão por parte dos alunos, que apresentaram respostas mais elaboradas e contextualizadas, sinalizando para o potencial desses textos na formação de leitores mais críticos.
Téléchargements
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Marcelo Borges Rocha, Ana Izabel Cunha de Mello Affonso 2017
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution 4.0 International.
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob Attribution-ShareAlike 4.0 International que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).