ATENDIMENTO PEDAGÓGICO DOMICILIAR: UMA INTERVENÇÃO CRÍTICO- REFLEXIVA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Auteurs-es

  • Giovanna Mara Ciampi Costa Barroso Mestre em Diversidade e Inclusão – CMPDI – UFF, Psicopedagoga, Professora AEE e Atendimento Pedagógico Domiciliar Prefeitura de Juiz de Fora – MG.
  • Paulo Pires de Queiroz Cientista Social e PhD em Filosofia e Humanidades. Professor e Pesquisador Adjunto do Departamento Sociedade, Educação e Conhecimento – SSE, na Faculdade de Educação, da Universidade Federal Fluminense – UFF.

DOI :

https://doi.org/10.22409/revistaleph.v0i33.39762

Mots-clés :

Atendimento pedagógico domiciliar. Reflexividade Crítica. Docência escolar. Inclusão.

Résumé

Resumo:  A investigação objetivou organizar um minicurso crítico-reflexivo sobre o Atendimento Pedagógico Domiciliar que seja voltado a professores atuantes com alunos público-alvo da Educação Especial inclusiva num município da região da Zona da Mata de Minas Gerais. Para o alcance do objetivo, adotou-se um modelo metodológico organizado em etapas de diagnóstico, intervenção e avaliação. A organização da atividade respondeu à demanda de informar o professor da educação especial sobre a importância da inclusão e da reflexividade crítica na construção de um APD eficaz, pensado para uma escola humanística. Espera-se que este estudo possa contribuir a um lacunar estado da arte sobre uma importante, porém ainda pouco conhecida, modalidade de ensino inclusivo.

 

 

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Publié-e

2019-12-20

Comment citer

Barroso, G. M. C. C., & Pires de Queiroz, P. (2019). ATENDIMENTO PEDAGÓGICO DOMICILIAR: UMA INTERVENÇÃO CRÍTICO- REFLEXIVA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES. RevistAleph, (33), 79-101. https://doi.org/10.22409/revistaleph.v0i33.39762