O PROGRAMA SELETIVO MISTO (PISM) DA UFJF: UM ESTUDO DE CASO DO ATENDIMENTO ESPECIAL AOS CANDIDATOS COM DEFICIÊNCIA.
DOI :
https://doi.org/10.22409/revistaleph.v0i34.41297Mots-clés :
Pessoas com deficiência, ensino superior, inclusão em educação, atendimento especial, acessibilidade.Résumé
A inclusão de pessoas com deficiência (PCD) no ensino superior vem ganhando espaço no campo da pesquisa em educação, particularmente, da educação especial e educação inclusiva. As políticas de democratização do acesso ao ensino superior e a política de reserva de vagas para pessoas com deficiência, que entrou em vigor em 2017, tem provocado um aumento gradativo de estudantes com deficiência nas universidades. Em função da relevância dessa temática, o presente artigo tem por objetivo analisar o atendimento especial oferecido pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) no seu Programa de Ingresso Seletivo Misto (PISM). A partir do estudo de caso (YIN, 2001) dessa instituição, buscaremos traçar o percurso histórico do atendimento especial do PISM, ressaltando seu avanço, as fragilidades que ainda existem nesse atendimento e os desafios que se impõe às universidade no que se refere a promoção de acessibilidade às pessoas com deficiências nos seus processo seletivos. Os resultados desse estudo apontam para a necessária oferta dos serviços de atendimento especial durante a realização das provas do PISM, compreendendo que a acessibilidade nesse processo é o primeiro passo para que as pessoas com deficiência possam acessar o ensino superior. A reserva de vagas para esse público é um passo importante para a inclusão educacional, todavia, se os processos seletivos ainda continuarem oferendo barreias significativas para esses estudantes, não estaremos possibilitando o pleno direito à educação e aprendizagem aos estudantes com deficiência que intentam ingressar no ensino superior.
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