APROXIMAÇÕES ENTRE UNIVERSIDADE E ESCOLA: RACISMO EM DISCUSSÃO

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DOI :

https://doi.org/10.22409/revistaleph.v0i34.41415

Mots-clés :

inclusão, extensão, universidade, escola

Résumé

Este artigo tem por objetivo analisar as experiências do 7° Ciclo de Cinema e Diversidade, em duas Escolas Municipais do Rio de Janeiro, uma localizada na Zona Norte e outra na Zona Sul da cidade, em turmas do 8º e 9º ano, com o tema Racismo. Apoiando-se numa perspectiva ampla da inclusão, baseamos esta ação extensionista na reflexão sobre assuntos atuais que são negligenciados, mas que devem ser abordados de maneira dialógica nas escolas. A partir dos relatos dos estudantes, percebemos que a luta coletiva por uma educação antirracista é fundamental e só será efetivada se, no lugar de silenciamentos, omissões, opressões e dores, promovermos ações pedagógicas inclusivas, reflexivas e participativas, para que os privilégios sejam repensados e os preconceitos sejam eliminados.

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Biographie de l'auteur-e

Michele Pereira de Souza da Fonseca, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutora em Educação (PPGE/UFRJ), Mestre em Educação (PPGE/UFRJ), Licenciada em Educação Física (EEFD/UFRJ). Professora adjunta da Escola de Educação Física e Desportos da Universidade Federal do Rio de Janeiro (EEFD-UFRJ). Coordenadora de Extensão da EEFD-UFRJ. Fundadora e Coordenadora do LEPIDEFE - Laboratório de Estudos e Pesquisas sobre Inclusão e Diferenças na Educação Física Escolar (EEFD-UFRJ). Coordenadora da Pós-Graduação gratuita em Educação Física Escolar na Perspectiva Inclusiva (UFRJ). Membro do Comitê Científico GTT Inclusão e Diferenças do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE). Tem experiência na área de Educação Física escolar, formação docente e inclusão em educação.

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Publié-e

2020-07-24

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Pereira de Souza da Fonseca, M., Peres, M., Ludovino, R., & Freire, C. (2020). APROXIMAÇÕES ENTRE UNIVERSIDADE E ESCOLA: RACISMO EM DISCUSSÃO. RevistAleph, (34). https://doi.org/10.22409/revistaleph.v0i34.41415