A PARTICIPAÇÃO DA SOCIEDADE E O CASO DA POLÍTICA NACIONAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: REFLETINDO SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES

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DOI :

https://doi.org/10.22409/revistaleph.v0i34.41437

Mots-clés :

Educação Especial, Inclusão em Educação, Políticas de Inclusão

Résumé

O presente artigo pautou-se na questão: como vem se organizando o campo da educação especial na perspectiva da inclusão em educação à luz da proposta de “atualização” por parte do governo federal brasileiro, da Política Nacional da Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva? Apresentamos um breve panorama do campo da educação especial, seguido da discussão sobre políticas nacionais e internacionais que embasam essa modalidade de ensino. Discutimos que as propostas com relação à atualização da atual PNEEPEI, apresentam-se como um retrocesso para o campo da inclusão em educação, tendo em vista a ausência de diálogo e participação da sociedade em sua elaboração. Além disso, foram apontados alguns desafios para a formação de professores para esse campo.

Palavras-chaves: Educação Especial. Inclusão em Educação. Políticas de Inclusão.

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Manoella Senna, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Doutoranda em Educação (PPGE/UFRJ)

Mestra em Educação (PPGE/UFRJ)

Pedagoga (UFRJ)

Mônica Pereira dos Santos, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Professora Associada do Departamento de Fundamentos da Educação/Faculdade de Educação.

Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Lidiane Moraes Buechen Lemos, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Graduanda em Pedagogia.

Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

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Publié-e

2020-07-24

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Senna, M., Santos, M. P. dos, & Lemos, L. M. B. (2020). A PARTICIPAÇÃO DA SOCIEDADE E O CASO DA POLÍTICA NACIONAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: REFLETINDO SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES. RevistAleph, (34). https://doi.org/10.22409/revistaleph.v0i34.41437

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Pulsações e Questões Contemporâneas