PROFISSIONALIZAÇÃO DO DOCENTE DA EDUCAÇÃO BÁSICA E UNIVERSIDADE PÚBLICA: NOTAS SOBRE A CONSTRUÇÃO DE UMA POLÍTICA (INTER)INSTITUCIONAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/revistaleph.v0i34.42208

Palavras-chave:

Políticas de Formação docente, Universidade Pública, Educação Básica, Profissionalização docente

Resumo

O presente trabalho apresenta uma análise preliminar do processo de construção de uma política interinstitucional de formação inicial e continuada de professores/as da educação básica no Brasil. Em diálogo com a literatura especializada da área de políticas públicas voltadas para a formação desse profissional, o texto focaliza o lócus legitimado como espaço de profissionalização docente, nessa política, que emerge na articulação entre universidade e escolas públicas. Partindo do entendimento da atual conjuntura político-educacional, a escrita evidência e explora as linhas de argumentação sustentadas para justificar o desenho institucional proposto com o intuito de deslocar arranjos institucionais hegemonizados.

 

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Biografia do Autor

Carmen Teresa Gabriel, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Professora Titular de Currículo da UFRJ.

Joyce Diniz de Abreu Teixeira, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Mestra em Educação. Formação de professores e Políticas Curriculares. UFRJ.

Priscila de Melo Basilio, UFRJ

Doutoranda em Educação UFRJ. Pesquisa Currículo, Conhecimento e Ensino de História (GECCEH)

Silvia Helena Ferreira da Silva, UFRJ

Mestre em Educação. Formação de Professor. UFRJ.

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Publicado

2020-07-24

Como Citar

Gabriel, C. T., Teixeira, J. D. de A., Basilio, P. de M., & Silva, S. H. F. da. (2020). PROFISSIONALIZAÇÃO DO DOCENTE DA EDUCAÇÃO BÁSICA E UNIVERSIDADE PÚBLICA: NOTAS SOBRE A CONSTRUÇÃO DE UMA POLÍTICA (INTER)INSTITUCIONAL. RevistAleph, (34). https://doi.org/10.22409/revistaleph.v0i34.42208

Edição

Seção

Experiências Instituintes