PARTILHAR PROTAGONISMO: COMUNIDADE INDÍGENA COM SALA MULTISSERIADA E FORMAÇÃO DOCENTE

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DOI :

https://doi.org/10.22409/revistaleph.v0i34.42284

Mots-clés :

protagonismo, povos indígenas, sala multisseriadas

Résumé

Este artigo faz um debate sobre a interação entre a comunidade Pataxó e o Instituto Federal da Bahia (IFBA) para a implementação de uma ação de extensão. O objetivo dessa ação foi promover a formação de professores desta etnia para trabalhar em escolas multisseriadas. Isso foi implementado no ano de 2019 e envolveu uma parceria com três proponentes do município de Porto Seguro: a comunidade Pataxó, a Coordenação indígena da Secretaria Municipal de Educação e o campus do IFBA. A partir do protagonismo da comunidade indígena se discute qual seria o papel da instituição federal de ensino nos programas que envolvem comunidades tradicionais. Trata-se de relato de experiência do coordenador do projeto, em conjunto com uma revisão bibliográfica sobre o tema.

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Biographie de l'auteur-e

Francisco Vanderlei Ferreira da Costa, Instituto Federal da Bahia - IFBA

Professor Doutor em Linguística e Língua Portuguesa. Pesquisador e extensionista com sala multisseriada, revitalização e ensino de língua indigena. É professor do Instituto Federal da Bahia.

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Publié-e

2020-07-24

Comment citer

Costa, F. V. F. da. (2020). PARTILHAR PROTAGONISMO: COMUNIDADE INDÍGENA COM SALA MULTISSERIADA E FORMAÇÃO DOCENTE. RevistAleph, (34). https://doi.org/10.22409/revistaleph.v0i34.42284