CIÊNCIA NA RÁDIO: INCENTIVANDO A LEITURA, A ESCRITA E A REFLEXÃO CRÍTICA NO ENSINO DE BIOLOGIA
##plugins.pubIds.doi.readerDisplayName##:
https://doi.org/10.22409/revistaleph.v0i26.39150Résumé
RESUMO
A educação para a emancipação, concebida por Paulo Freire como ação cultural para a libertação, pode se constituir em instrumento valioso em projetos e ações direcionados ao empoderamento dos sujeitos. Acreditamos que incentivar a leitura, a escrita, a reflexão, o pensamento crítico e científico, é uma forma de capacitar os alunos, isto é, ajudá-los a resolver problemas e a tomar decisões frente às imposições culturais e socioeconômicas. Assim, desenvolvemos uma estratégia didática com o objetivo de envolver ativamente os alunos na reflexão crítica sobre
um tema científico, visando à criação de programas para a rádio da escola. A
estratégia contou com duas etapas: na primeira o aluno deveria escolher um tema do seu interesse que tenha lido ou ouvido falar e estudá-lo cientificamente, produzindo um texto expressando a sua opinião sobre ele; na segunda, deveriam enquadrar os textos em formato rádio jornalísticos. Alguns exemplos de trabalhos foram os seguintes: “O baterista mais rápido do mundo”, que focou a relação dos músculos e os cuidados necessários ao baterista, “Jogos Vorazes – A rebelião”, uma associação entre as rebeliões que ocorrem na trilogia infanto-juvenil com rebeliões da história mundial, “Vivissecção – Testes em animais”, uma crítica, sobre testes biológicos, seu uso em aulas de anatomia e interesses pouco explícitos, “Beatles e os alucinógenos”, um trabalho sobre a trajetória da banda e sua relação com as drogas, entre outros. Concluímos que a estratégia didática planejada intencionalmente foi efetiva, promovendo a produção textual com reflexão crítica pelos alunos sobre os temas estudados.
Palavras-chave: Produção textual, pensamento científico, estratégia didática
##plugins.generic.usageStats.downloads##
##submission.downloads##
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Copyright (c) 2016 Laís Gomes Miranda da Silva, Robson dos Santos Souza Marinho, Lannes Lucas Alves Manhães, Marcio Machado dos Santos, Claudia Marcia Borges Barreto
Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob Attribution-ShareAlike 4.0 International que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).