PERCEPÇÕES DE PROFESSORES DE HISTÓRIA SOBRE A VIOLÊNCIA CONTRA ALUNOS ADEPTOS DE RELIGIÕES DE MATRIZ AFRICANA: UMA FORMA DE RACISMO INSTITUCIONAL
##plugins.pubIds.doi.readerDisplayName##:
https://doi.org/10.22409/revistaleph.v0i26.39154Résumé
RESUMO
Assuntos relacionados às diversidades culturais em sala de aula trazem consigo
debates e reflexões diversas, principalmente dentro do ensino de História. Tratando desse tema, pela via das religiões de matriz africana, analisa-se o que desencadeou o foco desta pesquisa, ao se identificar intolerância aos alunos adeptos dessas crenças. Como embasamento teórico, o estudo fundamenta-se em Bourdieu e Passeron, Ferreira, Munanga, Pereira, Caputo e Petit. A pesquisa tem caráter qualitativo. Os dados e análise apresentados são os frutos iniciais de uma pesquisa de mestrado. Os resultados parciais mostram relações de intolerância religiosa e racismo entre alunos considerados “comuns”, sendo necessária a ação da escola oferecendo maiores significações multiculturais.
Palavras-chave: História, religiões de matriz africana, educação
##plugins.generic.usageStats.downloads##
##submission.downloads##
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Copyright (c) 2016 Adriano Ferreira de Paulo, Joselina da Silva
Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob Attribution-ShareAlike 4.0 International que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).