CAMINHAR PERGUNTANDO: A EDUCAÇÃO AUTÔNOMA ZAPATISTA. WALK ASKING: THE AUTONOMOUS ZAPATISTA EDUCATION

Autores

  • Ana Paula Massadar Morel

DOI:

https://doi.org/10.22409/revistaleph.v0i31.39282

Palavras-chave:

, Educação autônoma. Movimento zapatista. Antropologia e educação. Cosmopolítica. Ch’ulel. Autonomous education. Zapatista movement. Anthropology and education. Cosmopolitics. Ch’ulel.

Resumo

O movimento zapatista é conhecido mundialmente por construir um modo de existência anti-capitalista e autogestionário chamado autonomia zapatista. Neste artigo, pretendemos enfocar um de seus pilares fundamentais: a educação autônoma zapatista. Esta se constitui como uma proposta de descolonização radical, o que passa pela experimentação de diferentes tipos de educação a partir de um denso aparato conceitual dos indígenas do movimento. Em um mundo onde todos os seres que existem têm ch’ulel (alma), a educação verdadeira (chanel) é um aprendizado com a comunidade e o cosmos baseada na arte do caminhar perguntando.

 

The Zapatista movement is known worldwide for building an anti-capitalist mode of existence called Zapatista autonomy. In this article, we intend to focus on one of the fundamental pillars of this autonomy: autonomous education. This constitutes a proposal for radical decolonization, which involves the experimentation of different types of education from a dense conceptual apparatus of the indigenous movement. In a world where all beings that exist have ch'ulel (soul), chanel (true education) is a learning with the community and the cosmos based on the art of walking asking.

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Publicado

2018-12-20

Como Citar

Morel, A. P. M. (2018). CAMINHAR PERGUNTANDO: A EDUCAÇÃO AUTÔNOMA ZAPATISTA. WALK ASKING: THE AUTONOMOUS ZAPATISTA EDUCATION. RevistAleph, (31). https://doi.org/10.22409/revistaleph.v0i31.39282

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