COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA COMO UM POSSÍVEL CAMINHO NO ENSINO/APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS PARA ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA FÍSICO-MOTORA . ALTERNATIVE COMMUNICATION AS A POSSIBLE PATH IN SCIENCE TEACHING / LEARNING FOR PHYSICALLY-MOTOR DISABLED STUDENTS

Auteurs

  • Aimi Tanikawa de Oliveira Auteur
  • Helena Carla Castro Cardoso de Almeida Auteur
  • Rosane Moreira Silva de Meirelles Auteur

DOI :

https://doi.org/10.22409/revistaleph.v0i31.39284

Mots-clés :

Ensino de Ciências. Sala de Recursos. Deficiência Físico-motora. Comunicação Alternativa. Science Teaching. Resource Room. Physico-Motor Deficiency. Alternative Communication.

Résumé

O estudo apresenta um relato de experiência decorrente da pesquisa qualitativa de doutorado/ Programa em Ensino em Biociências e Saúde/ IOC-Fiocruz. A pesquisa ocorreu na Fundação Municipal de Educação/Niterói - RJ. Teve por objetivo discutir os recursos de Comunicação Alternativa (CA) que viabilizam o acesso ao ensino de Ciências pelo discente com Deficiência Físico-Motora (DFM). O estudo foi realizado com três alunos DFM, envolvendo a formação de dois docentes de Sala de Recursos e a CA, na perspectiva inclusiva para o ensino de Ciências. A coleta de dados se realizou por meio de observação de campo do trabalho desses docentes e alunos, fotos e filmagens das intervenções pedagógicas e diário de campo. Resultados apontam a CA como um caminho para o ensino de Ciências de discentes DFM.

The study presents an experience report from the qualitative research of PhD / Program in Teaching in Biosciences and Health / IOC-Fiocruz. The research was carried out at the Fundação Municipal de Educação / Niterói - RJ. The purpose of this study was to discuss the Alternative Communication (AC) resources that enable access to the teaching of Science by the student with Physical-Motor Deficiency (PMD). The study was carried out with three PMD students, involving the training of two Resource Room teachers and the AC, in an inclusive perspective for Science teaching. Data collection was carried out through field observation of the work of these teachers and students, photos and filming of pedagogical interventions and field diary. Results point to AC as a pathway to the science teaching of PMD students.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Références

BASTOS, A.R.B.; LINDEMANN, R.; REYES, V. Educação Inclusiva e o Ensino de Ciências: um Estudo sobre as Proposições da Área. Journal of Research in Special Educational Needs. 2016, vol.16, no.s1, p.426-429. DOI: 10.1111/1471-3802.12302

BERSCH, R.; SCHIRMER, C. (2005). Tecnologia Assistiva no Processo Educacional. In: Ensaios Pedagógicos: Construindo Escolas Inclusivas. Brasília.MEC/SEESP.

BRASIL. Conselho Nacional de Educação/ Câmara de Educação Básica. Diretrizes Nacionais para Educação Especial na Educação Básica. Brasília. MEC/SEESP, 2001.

DELIZOICOV, D.; ANGOTTI, J.A. Metodologia do Ensino de Ciências. São Paulo. Cortez, 207 p. 1994.

GALVÃO FILHO, T.A. A Tecnologia Assistiva: de que se trata? In: MACHADO, G.J.C.; SOBRAL, M.N. (Orgs.). Conexões: educação, comunicação, inclusão e interculturalidade. 1 ed. Porto Alegre: Redes Editora, 2009. p. 207-235.

GOMES, M.F.C; MONTEIRO, S.M. A aprendizagem e o ensino da linguagem escrita: caderno do professor. Coleção Alfabetização e Letramento. Belo Horizonte, Ceale/ FaE/UFMG, 2005. 84p.

HAYWOOD, C.; TZURIEL, D. Interactive assessment. New York. Springer-Verlag, 1992. 527 p.

ISRAEL, V.L.; BERTOLDI, A.L.S. Deficiência físico-motora: interface entre educação especial e repertório funcional. Curitiba. Ibpex, 2010. 149p.

KRASILCHIK, M. Reformas e realidade: o caso do ensino das ciências. São Paulo em Perspectiva. Mar 2000, vol.14, no.1, p.85-93. ISSN 0102-8839.

LIPPE, E.M.O; CAMARGO, E.P. O Ensino de Ciências e seus Desafios para a Inclusão: o Papel do Professor Especialista. In NARDI, R. (Org.). Ensino de ciências e matemática, In : temas sobre a formação de professores. São Paulo: Editora UNESP; São Paulo: Cultura Acadêmica, 2009. p.133-143.

NÓVOA, A. Formação de professores e profissão docente. In: NÓVOA, A. (Coord.). Os professores e a sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1995.

OLIVEIRA, T.A.; MEIRELLES, R.M.S. Tecnologia Assistiva e Jogo Educativo: Promovendo o Ensino de Ciências para Estudantes com Deficiência Físico-Motora no Município de Niterói – Estado do Rio de Janeiro. In: VII CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO ESPECIAL, 2017, São Carlos. Anais eletrônicos do VII CBEE. Disponível em: http://www.abrapecnet.org.br/enpec/xienpec/anais/resumos/

R0108-1.pdf. Acesso em: 10 out. 2017.

PELOSI, M.B. A Tecnologia Assistiva como facilitadora do processo de ensino e aprendizagem: uma parceria do Instituto Helena Antipoff e a Terapia Ocupacional da UFRJ. In: ARANHA, G.; SHOLL-FRANC, A. (Orgs.). Caminhos da Neuroeducação. Ciência da Cognição, p.35-48. Rio de Janeiro, 2010.

SECRETARIA ESPECIAL DOS DIREITOS HUMANOS. Subsecretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência. Comitê de Ajudas Técnicas. Brasília. SEDH, 2009.

VYGOTSKY, L.S. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1998.

Téléchargements

Publiée

2018-12-20

Comment citer

COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA COMO UM POSSÍVEL CAMINHO NO ENSINO/APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS PARA ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA FÍSICO-MOTORA . ALTERNATIVE COMMUNICATION AS A POSSIBLE PATH IN SCIENCE TEACHING / LEARNING FOR PHYSICALLY-MOTOR DISABLED STUDENTS. (2018). RevistAleph, 31. https://doi.org/10.22409/revistaleph.v0i31.39284