PERCURSO HISTÓRICO-SOCIAL DA CONSTITUIÇÃO DA DOCÊNCIA EM PROFISSÃO NO ENSINO NÃO SUPERIOR MOÇAMBICANO: AVANÇOS, RECUOS, CONTRADIÇÕES E DESAFIOS HISTORICAL-SOCIAL COURSE OF THE TEACHING PROFESSION IN NON-HIGHER EDUCATION IN MOZAMBIQUE: ADVANCES, SETBACKS, CONTRADICTIONS AND CHALLENGES

Auteurs

  • Hilária Joaquim Matavele
  • Maria Do Céu Roldão
  • Nilza Costa

##plugins.pubIds.doi.readerDisplayName##:

https://doi.org/10.22409/revistaleph.v0i31.39296

Mots-clés:

Docência. Profissão. Etapas da profissionalização docente. Formação inicial de professores. Teaching. Profession. Dimensions of teacher professionalism. Initial Teacher Education.

Résumé

Analisa-se o percurso histórico-social da constituição da docência em profissão no ensino não superior, para a sua compreensão contextualizada. Usa-se o= modelo de Nóvoa (1987) de quatro etapas: (1) transformação da docência numa atividade a tempo inteiro, (2) posse de autorização legal para o exercício da atividade, (3) institucionalização da formação de professores e (4) associativismo,
aplicado na análise do processo em Portugal, e depois descreve-se o trajecto no caso moçambicano. Conclui-se que (i) embora não consolidadas, as quatro etapas figuram no caso deste país (ii) a afirmação da docência como profissão
denota fraca autonomia e enorme dependência dos professores do Estado, que os une mais a funcionários do que a profissionais, porém sugere-se mais pesquisa sobre esta conclusão.

 

The historical-social course of the constitution of teaching in profession in non- higher education is analyzed, for its contextualized understanding. The Nóvoa (1987) model of four stages is used: (1) transformation of teaching into a full- time activity, (2) possession of legal authorization to carry out the activity, (3) institutionalization of Teacher Education and (4) associativism, applied in the analysis of the process in Portugal, then the route is described in the mozambican case. It is concluded that (i) although not consolidated, the four stages are in this case (ii) the affirmation of teaching as a profession shows weak autonomy and great dependence on State teachers, which brings them closer to employees than to professionals, but more research on this conclusion issuggested.

##plugins.generic.usageStats.downloads##

##plugins.generic.usageStats.noStats##

Références

AFRIMAP e OSISA. Moçambique: A prestação Efetiva de Serviços Públicos no Sector da

Educação. Johannesburg: Open Society, 2012.

ALARCÃO, Isabel; LEITÃO, Álvaro. Para uma nova cultura profissional: uma abordagem

da complexidade na formação inicial de professores do 1o CEB. Revista Portuguesa de

Educação, v.19, n. 2, p. 51-84, 2006

BAGNOL, Brigitte; CABRAL, Zaida. Estudo sobre o Estatuto do Professor do Ensino

Primário em Moçambique, Relatório Final. Maputo: Ministério da Educação, ONP/SNPM,

Embaixada do Reino dos Países Baixos, Embaixada do Reino da Dinamarca, 1998.

CAMPOS, Bártolo. Formação de professores em Portugal. Lisboa: IIE, 1995.

CAP. Os fins-de-semana de Aperfeiçoamento nas Escolas. Maputo: Direcção Nacional de

Educação, 1979.

CARDOSO, Teresa M. As luzes da educação: fundamentos, raízes históricas e prática das

Aulas Régias no Rio de Janeiro, 1759-1834. Bragança Paulista: Editora da Universidade

de São Francisco, 2002.

CASTIANO, José; NGOENHA, Severino; BERTHOUD, Gérald. A Longa marcha de uma

Educação para todos em Moçambique. Maputo: Imprensa Universitária, 2005.

CASTIANO, José, NGOENHA, Severino; GURO, Manuel. Barómetro da Educação Básica

em Moçambique. Maputo: Imprensa Universitária, 2012.

DUARTE, Stela; NETO DE BASTOS, Juliano. Tendências da Formação de Professores:

Subsídios à Reforma Curricular da Universidade Pedagógica. In: DUARTE, S.; DIAS, H.;

CHERINDA, M. (Orgs.). Formação de Professores em Moçambique. Maputo: Editora

Escolar, 2009. p. 232-242.

ESCOLANO, Benito. Los professores en la historia. In: MAGALHÃES, J.; ESCOLANO, B.(Orgs.). Os Professores na História. Porto: Sociedade Portuguesa de Ciências da

Educação, 1999. p. 15-27

FORMOSINHO, João. O dilema organizacional da escola de massas. Revista Portuguesa

de Educação, v.5, n. 3, p. 21-48, 1992.

GADOTTI, Moacir. Boniteza de um sonho. Ensinar-e-aprender com sentido. São Paulo:

Editora Cortez, 2003.

GASPERINI, Lavínia. Moçambique: educação e desenvolvimento rural. Roma: Edizioni

Lavoro, 1989.

GIMENO SACRISTÁN, José. Consciência e ação sobre a prática como libertação

profissional dos professores. In: NÓVOA, A. (Org.). Profissão professor. Porto: Porto

Editora, 1995. p. 63-92.

GOLIAS, Manuel. Sistemas de Ensino em Moçambique: Passado e Presente. Maputo:

Edição Escolar, 1993.

GURO, Manuel. Os Estudantes dos Centros de Formação dos Professores Primários em

Moçambique. Cadernos de Pesquisa no 29, Maputo: Ministério da Educação, 1999

GURO, Manuel. & Weber, Everard. From policy to practice: Education reform in

Mozambique and Marere Teachers’ Training College. South African Journal of Education,

v.30, p. 245-259, 2010.

Loureiro, Carlos. A docência como profissão, Porto: Edições Asa, 2001.

MACHEL, Samora. Fazer da escola uma base para o povo tomar o poder. Lisboa: Nova

Aurora, 1975.

MADEIRA, Ana. O professor "operário" e "apóstolo". Contributo para a história da

profissão docente em contexto colonial durante a I República (1910-1926). Sísifo. Revista

de Ciências da Educação, n.11, p. 65-74, 2010.

MATAVELE, Hilária. O Currículo de Matemática do 2o. Ciclo do Ensino Secundário: do

enunciado ao implementado. (Dissertação de Mestrado). Aveiro: Universidade de

Aveiro, 2002.

_______. Formação e Profissionalidade: um estudo na Formação Inicial de Professores

do Ensino Básico em Moçambique (Tese de Doutoramento). Aveiro: Universidade de

Aveiro, 2016.

MAZULA, Brazão. Educação Cultura e Ideologia em Moçambique: 1975-1985. Lisboa:

Edições Afrontamento, 1995.

MEC. Sistemas de Ensino em Moçambique. Maputo: Ministério da Educação e Cultura,

MENDONÇA, Ana. A reforma pombalina dos estudos secundários e seu impacto noprocesso de profissionalização do professor. Educação, Universidade Federal de Santa

Maria, v. 30, n.2, p. 27-41, 2005.

_______. A fragmentação dos estudos secundários e seus efeitos sobre o processo de

profissionalização dos professores, Sísifo. Revista de Ciências de Educação, n.11, p. 5-14,2010.

MINED. Balanço da Introdução do Sistema Nacional de Educação. Maputo: Ministério da

Educação, 1989.

MINED. Estratégia para a Formação de Professores 2004 – 2015, Proposta de Políticas.

Maputo: Ministério da Educação, 2004.

MINED. Trajetória Sobre o Sistema Formação de Professores em Moçambique (Ensino

Primário e Ensino Secundário). Maputo: Ministério da Educação, 2011.

MINEDH Estatística da Educação. Levantamento escolar- 2017 Maputo: Direcção de

Planificação e Coordenação: MINEDH, 2017.

MOGARRO, Maria; PINTASSILGO, Joaquim. A historiografia portuguesa da educação:

balanço e reflexões a partir do exemplo da história da formação de professores.

Educação, Porto Alegre, v.35, n. 1, p. 28-41, 2012.

MONTEIRO, Agostinho. Qualidade, Profissionalidade e Deontologia em Educação. Porto:

Porto Editora, 2008.

_______. Profissionalidade e suas refrações. Medi@ções, v.1, n. 2, p. 5-11, 2010.

MUDIUE, Armando. A Formação de Professores Primários em Moçambique: Um estudo

de Caso do Centro de formação de Professores Primários de Inhamissa, 1976-1986.

Cadernos de Pesquisa no33. Maputo: Ministério da Educação, 1999.

NIQUICE, Adriano. Formação de professores Primários, construção do currículo. Maputo:

Texto Editores, 2005.

NORTE, Solipa. Relatório do Inspetor da Instrução Primária da Província de Moçambique.

Lourenço Marques: Imprensa Nacional, 1920.

NÓVOA, António. Do mestre-escola ao professor do ensino primário: subsídios para a

história da profissão docente em Portugal (século XVI - XX). Lisboa: Universidade Técnica

de Lisboa, 1986.

_______. Le temps des professeurs. Analyse sócio-historique de la profession

enseignante au Portugal (XVIII - XX). 2 volumes. Lisboa: Instituto Nacional de

Investigação Científica, 1987.

_______. Os professores: quem são? donde vêm? Para onde vão? Cruz-Quebrada:

Instituto Superior de Educação Física/UTL, 1989.

_______. Os professores e a sua formação. Lisboa: Publicações D. Quixote, Instituto de

Inovação Educacional, 1992.

_______. Profissão professor. Porto: Porto Editora, 1995.

_______. O regresso dos professores. In: Comissão Europeia (Ed.). Desenvolvimento

profissional de professores para a qualidade e equidade da aprendizagem ao longo da

vida. Lisboa: Comissão Europeia, 2007. p. 21-28.

_______. Professores: imagens do futuro presente. Lisboa: Educa, 2009.

ONP. Breve Resenha Histórica da ONP 1981–2006. Maputo: Organização Nacional dos

Professores, 2006.

PERRENOUD, Phillippe. A ambiguidade dos saberes e da relação com o saber na

profissão de professor. In: Ensinar: agir na urgência, decidir na incerteza. Porto Alegre:

Artmed Ed, 2001. p. 135-193.

POPOV, Oleg. Final Report of Education Assessment Project, Quality and Assessment in

Priimary Science Teching in Mozambique. Research Report Series, n.5. Maputo: INDE,

ROBATE, Simão. Currículo de Formação de Professores Primários na disciplina de Língua

Portuguesa em Moçambique: um repensar de seus fundamentos teóricos. (Dissertação

de Mestrado). São Paulo: UNIMEP, 2006.

RODRIGUES, Casimiro. As vicissitudes do Sistema Escolar em Moçambique na 2.a Metade

do Século XIX – hesitações, equilíbrios e Precariedades (Tese de Doutoramento) Lisboa:

Faculdade de Letras, 2007.

RODRIGUES, Orlando. O Sistema de Ensino em Moçambique (1964-2004) a importância

da língua portuguesa como factor de cooperação. Porto: Universidade Portucalense

Infante D. Henrique, 2007.

ROLDÃO, Maria C. Professores para quê? Para uma reconceptualização da formação de

profissionais de ensino. Revista Discursos, p. 95-120, 2004.

_______. Profissionalidade docente em análise – especificidades dos ensinos superior e

não superior. NUANCES, UNESP, v.11, n. 13, p. 108-126, 2005.

_______. Função docente – natureza e construção do conhecimento profissional.

Revista Brasileira de Educação, v.12, n. 34, p. 94-103, 2007.

SCHÖN, Donald. The reflective practitioner: how professionals think in Action. London:

Temple Smith, 1983.

_______. Educating the Reflective Practitioner. New York: Jossey-Bass, 1987.

SHULMAN, Lee. Those who understand: knowledge growth in teaching. Educational

Researcher, v.15, n.2, p. 4-14, 1986.

_______. Knowledge and teaching: foundations of the new reform. Harvard Educational

Review, v. 57, n. 1, p. 1-21, 1987.

_______. Excellence: An immodest proposal. Disponíve em:

www.carnegiefoundation.org. Acesso em 5 Jan. 2018.

SHULMAN, Lee. & SHULMAN, Judith. (2004). How and what teachers learn: a shifting

perspective. Journal of Curriculum Studies, v.36, n. 2, p. 257-271, 2004.

SNOEK, Marco. O envolvimento das escolas e dos professores na aprendizagem dos

professores: ao encontro de parcerias e de comunidades aprendentes. In: Comissão

Europeia (Ed.). Desenvolvimento profissional de professores para a qualidade e equidade

da aprendizagem ao longo da vida. Lisboa: Comissão Europeia, 2007. p. 68-81.

SOUSA, Jesus M. Professor: uma Profissão? O papel da instituição formadora. Tribuna da

Madeira. Educação, p. 13-16, 2001.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2010.

TEODORO, António. Da profissionalização da atividade docente à crise de identidade dos

professores: considerações preliminares para um estudo da situação portuguesa.

Boletim SPEF, v. 2, n.9, p. 37-44, 1994.

THOMPSON, Rachael. O Ensino Secundário e os desafios da Educação no século XXI em

Moçambique. Maputo: Universidade Pedagógica, 2000.

ZGAGA, Pavel. Um novo leque de competências para enfrentar os novos desafios do

ensino. In: Comissão Europeia (Ed.). Desenvolvimento profissional de professores para a

qualidade e equidade da aprendizagem ao longo da vida. Lisboa: Comissão Europeia,

p. 29-39.

##submission.downloads##

Publiée

2018-12-20

Numéro

Rubrique

Pulsações e Questões Contemporâneas