AS VOZES DAS CRIANÇAS E EXPERIÊNCIAS INSTITUINTES NA EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/revistaleph.v0i34.42210

Palavras-chave:

Vozes das crianças. Experiências instituintes. Artes de fazer. Educação antirracista. Sociologia da infância.

Resumo

O artigo apresenta experiências escolares, a partir da lei federal 10.639/03, percebida por nós como marcos de experiências instituintes. O público-alvo foi de crianças do Ensino Fundamental I de uma escola no município de Magé–RJ. A construção do texto buscou alicerçar-se na contribuição analítica de Frantz Fanon que compreendeu a libertação das mentes pela luta de ideias e prática. Os Projetos de trabalho foram caminhos metodológicos, envolvendo registros em caderno de campo e autobiográficos pelas crianças. A Sociologia da Infância, contribui para o corpo teórico-metodológico com as categorias: Reprodução Interpretativa e Etnografia Longitudinal. E reconhecendo que as crianças são ativas e inventivas, Michel de Certeau é chamado para a conversa, revelando suas ‘Artes de Fazer’.

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Biografia do Autor

Daise dos Santos Pereira, Secretaria de Educação Municipal de Magé. Mestra em Diversidade e Inclusão - CMPDI -IBio-UFF

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal Fluminense (2011). Pós-graduada em Ensino de História e Ciências Sociais (2015) pela mesma instituição e Mestre em Diversidade e Inclusão pelo CMPDI/IBio/UFF. Professora no município de Magé e Petrópolis. Neste município atua na modalidade de Educação Especial e Inclusiva. Mediadora Presencial do Consórcio Cederj, lecionando a disciplina de Educação Infantil (1 e 2) e a atividade de Extensão Ciência, Saúde, Educação e Ambiente. Atualmente, compõe a Coordenação de Promoção da Igualdade Étnico-racial e Diversidade - COPIED de Magé. Integra o Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (COMPIR) deste mesmo município e é membro da Associação Brasileira de História das Religiões (ABHR). Participante do Grupo de Estudos sobre o Cotidiano, Educação e Cultura(s)-(GECEC), da PUC-RJ, coordenado pela professora Vera Maria Ferrão Candau. Possui interesse nas seguintes temáticas: Educação para as Relações Étnico-raciais, Educação Decolonial e Interculturalidade, Interdisciplinaridade e questões de ensino, Infâncias, Narrativas docentes e Direitos Humanos.

Kirce Corrêa Bermute, Secretaria de Educação de Magé/UFRJ.

Possui graduação em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2018). Atualmente é professora concursada da Prefeitura municipal de Magé. Tem experiência na área de Educação, ensino fundamental e Educação de jovens e adultos. Recebeu Prêmio Paulo Freire na categoria Experiência Pedagógica no Ensino Fundamental pela ALERJ em 2019.

 

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Publicado

2020-07-24

Como Citar

Pereira, D. dos S., & Bermute, K. C. (2020). AS VOZES DAS CRIANÇAS E EXPERIÊNCIAS INSTITUINTES NA EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA. RevistAleph, (34). https://doi.org/10.22409/revistaleph.v0i34.42210

Edição

Seção

Experiências Instituintes